Big Data Jurídico: transforme números em decisões

big-data-juridico
Tempo de leitura: 3 Minutos

O Big Data Jurídico vem mudando a rotina dos profissionais do Direito e, se bem utilizado, pode se tornar um diferencial para as vitórias em processos de escritórios de advocacia.

Essa tendência é prevista como uma das principais para os próximos anos, assumindo papéis ativos nas instituições, segundo pesquisa da Gartner. Mas como ela pode ser aplicada ao universo jurídico?

Com o uso de Big Data, advogados conseguem realizar análises, identificar padrões e mensurar informações estratégicas para atuar nas ações a partir de dados.

Afinal, o que o advogado ganha com o Big Data? Apostar nessa tendência possui inúmeras vantagens como a economia de tempo, a redução de custos, o aumento na lucratividade e, claro, a melhoria na satisfação dos clientes.

Imagine que seu cliente pergunte para você qual a chance real dele ganhar o processo? Quanto tempo irá demorar para a resolução? Vale a pena investir na segunda instância ou aceitar um acordo?

Você provavelmente não terá essas informações tão rapidamente para respondê-lo, sendo necessária uma análise manual de casos semelhantes para chegar a esse tipo de resposta.

Já com a tecnologia de Big Data, você pode criar um banco de ideias para repassar ao cliente, com dados precisos e verdadeiros.

Além do exemplo acima, há inúmeras ações que podem ser medidas, analisadas e usadas estrategicamente para melhorar resultados. Por isso, é importante ficar atento a essa tendência que veio para ficar.

Primeiramente, o que é Big Data?

O Big Data pode ser descrito como uma solução que, por meio de ferramentas tecnológicas, segmenta informações, organiza e identifica padrões. Quando aprofundamos mais as pesquisas, encontraremos também uma definição através dos 5 Vs: valor, veracidade, variedade, volume e velocidade.

Porém, o que importa no universo jurídico é que a novidade é capaz de transformar dados brutos e sem ligação entre si, em informações preciosas para melhorar a atuação dos profissionais em ações e processos de escritórios de advocacia.

Obter muitas informações pode até passar uma sensação de segurança para advogados, mas também é preciso ficar atento a quantidade de dados disponíveis e o que você faz com eles.

Se as informações ficam dispersas e não são transformadas em ideias para fundamentar ações, obter tantos números assim pode surtir um efeito contrário ao esperado.

O Big Data serve justamente para incentivar uma tomada de decisões mais clara, consciente e segura no empreendimento. Mas como esse termo pode ser aplicado no dia a dia de um escritório?

O que é e como funciona a aplicação do Big Data Jurídico?

Um dos maiores desafios de escritórios de advocacia é sair da teoria quando se fala em Big Data Jurídico. O conceito nós já explicamos, agora é o momento de aprender como aplicar na rotina!

Por ser um termo novo, muitas vezes, o uso acaba apenas na discussão entre profissionais. Para desmistificar que essa novidade está longe de fazer parte da rotina dos advogados, apontaremos as possibilidades de aplicação no meio jurídico.

O Big data pode ser utilizado principalmente para otimizar o tempo dos advogados em análises, oferecendo mais tempo para trabalhar no que é mais importante: a defesa dos direitos e interesses do cliente.

Análise da probabilidade de ganho

Imagine utilizar o Big Data Jurídico para obter mais ganhos de casos e gerar um diferencial para o seu negócio.

Isso é possível graças a possibilidade de conseguir determinar a probabilidade de ganho de uma causa.

Se o seu cliente, por exemplo, decide processar o antigo trabalho por danos morais, é por meio de ferramentas que possuem essa inteligência que será possível descobrir, com dados certeiros, se é melhor para o cliente aceitar o acordo ou seguir com o processo para ter ganhos melhores.

Análises que são inviáveis de forma manual, pois será preciso inúmeros estudos de casos semelhantes e várias horas perdidas. Já com o Big Data Jurídico, é possível extrair os resultados de processos semelhantes de forma automatizada e já enxergar todas as possibilidades.

Ou seja, a partir das informações disponibilizadas pela tecnologia, o advogado pode traçar a melhor estratégia para criar defesas ou acusações certeiras.

Identificação de tendências de decisões

Já é possível encontrar em decisões de órgãos públicos os contextos das ações para atuar de forma mais específica em alguns casos.

Porém, com o Big Data Jurídico você se torna capaz de ir mais além e, inclusive, localizar tendências nas decisões dos juízes, através da associação de pareceres.

Ele pode ser usado para melhorar ações específicas do escritório de advocacia da seguinte maneira: apontar juizados com um grau de proximidade maior com a causa de seu cliente para o envio de petições.

Por exemplo: se você percebe que determinado juiz possui certa parcialidade em decisões em ações trabalhistas, pode tentar se distanciar ou se aproximar do magistrado, de acordo com os interesses do seu escritório.

Para saber se a tendência de determinado juiz é proferir uma sentença favorável ou contrária a determinado assunto, busque no Big Data Jurídico a resposta sobre para a predisposição do magistrados em tipos de casos específicos.

Projeção de cenários

A projeção de cenários pode deixar o advogado ainda mais preparado para agir, caso as tendências de decisão de um juiz não sejam as mais satisfatórias para seu cliente.

Isso porque com a ajuda dessa inovação na advocacia é possível analisar possibilidades de cenários e ainda trabalhar para oferecer uma assessoria jurídica mais assertiva em determinado processo.

Ao verificar a probabilidade de ganho da sua ação, uma ferramenta inteligente vai buscar todos os cenários possíveis de decisões judiciais e, dependendo do resultado, você pode preparar recursos com antecedência, por exemplo.

Isso reflete em melhores resultados na defesa dos interesses dos seus clientes, pois será possível tomar decisões baseadas em dados estratégicos.

Ou seja, o Big Data Jurídico ajuda a otimizar funções complexas, como análises que só poderiam ser realizadas por profissionais especializados.

Informações estratégicas sobre o mercado

Vale lembrar que os dados só são o ponto central da estratégia, se você saber o que fazer com eles.

Retirar informações inteligentes sobre o mercado é tão importante que escritórios têm enxergado a jurimetria como uma forma de exercer uma advocacia mais eficiente e com resultados mais otimizados.

Isso porque a jurimetria permite captar dados estratégicos do mercado, com a possibilidade de segmentar informações por nichos, filtrar decisões e ainda pesquisar dados específicos em processos jurídicos.

O poder dos dados para tomadas de decisões

Agora que você já entende o papel do Big Data Jurídico no aperfeiçoamento de resultados do escritório de advocacia, é importante que você enxergue a importância da jurimetria no Direito.

É fato de que a quantidade de dados no setor jurídico tem crescido nos últimos tempos e que aprender a controlar ou automatizar esses conhecimentos é o novo desafio do advogado moderno.

Por isso, procure entender as informações e conseguir sistematizá-las para tomar decisões estratégicas e bem fundamentadas.

A Jurimetria veio como um apoio para melhorar ainda mais as decisões e resultados dos escritórios de advocacia. Imagine elaborar estratégias com mais eficiência, cruzando informações das sentenças dos juízes para atingir melhores resultados.

Um dos pilares da advocacia 4.0 é a tomada de decisões a partir de dados. Esses dados vão ajudar os escritórios a pensar em longo prazo, construindo estratégias para fortalecer sua atuação no mercado jurídico.

A aplicação da jurimetria também pode deixar a rotina do advogado mais leve, com a automatização de tarefas burocráticas, permitindo que ele foque em assuntos cada vez mais estratégicos.

Por isso, com tantas soluções presentes nos escritórios de advocacia, podemos afirmar que o que vai determinar o sucesso do advogado é sua capacidade de adaptação no novo mercado jurídico.

Você está aberto ao Big Data Jurídico? Já conhece essa grande novidade do mercado? Não deixe de conferir nosso webinar sobre advocacia 4.0

(Software Jurídico)

Juntamos experiência e inovação. Somos mais do que uma plataforma de Gestão Jurídica, somos um hub de tecnologia. Acreditamos em uma advocacia orientada a dados.

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Preencha os campos obrigatórios para enviar o comentário. (marcados com *)