4 dicas de excelência para conseguir clientes na advocacia

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Empreendedores jurídicos enfrentam diversos desafios quando o assunto é conseguir clientes na advocacia. Isso acontece pela enorme concorrência que se estabeleceu no mercado jurídico nos últimos anos.

Além da competitividade, não podemos esquecer das limitações legais que são impostas pelo Código de Ética da OAB e podem acabar atrapalhando a prospecção de uma forma mais ativa.

Mesmo com essas dificuldades, advogados iniciantes têm achado na internet um espaço no qual seus pequenos negócios podem competir com renomadas empresas. De que forma? Utilizando a tecnologia para captar cada vez mais clientes.

Mas então, como conseguir clientes na advocacia? E muito melhor: como mantê-los? Como conquistar indicações?

Neste artigo, vamos mostrar 4 passos importantes para seu empreendimento atrair e fidelizar potenciais clientes de modo mais eficiente. Confira!

Captar é bom, mas conquistar é melhor

Mudar o seu pensamento é o primeiro passo para atingir o sucesso. Isso porque a maioria dos empreendedores jurídicos se atentam apenas para a prospecção e o fechamento do contrato.

No entanto, para ter um empreendimento bem sucedido é preciso olhar além da captação e procurar oferecer a melhor experiência para seu clientes.

Para isso, você precisa, antes de mais nada, conhecer o seu público:

  • Quais são as necessidades destas pessoas?
  • Quais são as objeções usadas para não contratar o serviço?
  • O que esse público enxerga como valor?

Com essas respostas em mãos, será possível neutralizar as objeções dos possíveis clientes e encaixar um discurso que gere identificação, passe confiança e convença o cliente de que seu escritório é a melhor opção.

Se for possível, tenha sempre em mãos exemplos de ações que já promoveu para pessoas com contextos semelhantes e deixe claro, os resultados do seu esforço.

Não se esqueça também que nem todo cliente é ideal para seu negócio, por isso a escolha um nicho de mercado é importante. Se quiser atingir todos os públicos, pode acabar perdendo sua identidade e a conexão com potenciais clientes.

Existe uma fórmula secreta para se destacar?

Quando se fala em conseguir clientes na advocacia não existe fórmula mágica, mas existem boas práticas que ajudam seu empreendimento a atingir melhores resultados.

O modelo de eficiência na captação de clientes em escritórios de advocacia é baseado em atendimento, marketing jurídico e relacionamento. Os três fatores unificados ajudam na ampliação e fidelização da sua carteira de clientes.

A adoção de uma cultura baseada nesses valores não é fácil de ser implantada. Por isso, a tecnologia é vista como uma forte aliada na modernização de escritórios de advocacia.

É por meio da utilização de ferramentas tecnológicas, como, por exemplo, um software jurídico, que a atuação da empresa se torna ainda mais eficaz e o advogado ganha tempo para criar estratégias para captar novos clientes.

O perfil do cliente mudou. É preciso se renovar também

Não é novidade que tentar entender o comportamento do consumidor tem se tornado um desafio. Diferentemente do que acontecia no passado, hoje existem diversos fatores que interferem na tomada de decisão de compra de um produto ou contratação de um serviço.

A melhor forma de trazer bons resultados para seu escritório é procurar entender quais são os fatores que influenciam o comportamento do seu consumidor. Mas por onde começar?

O melhor ponto de partida é conversar diretamente com clientes, realizar pesquisas e verificar os dados demográficos em ferramentas de marketing, para saber mais sobre o perfil e interesses de seus possíveis clientes.

O público está cada vez mais informado, conectado e exigente. Um cliente sabe exatamente o que quer em um determinado serviço. Cabe à sua empresa acompanhar este perfil e atender suas necessidades ou ficar para trás.

Valores como: agilidade, transparência, simplicidade são fatores essenciais para o novo consumidor. Quanto menos burocrático for o seu empreendimento, mais valor ele enxergará. A capacidade de adaptação é um dos maiores impulsionadores do seu negócio.

Então, como conseguir clientes na advocacia de forma prática?

Um planejamento de captação dos clientes é indispensável para escritórios de advocacia que precisam aumentar sua receita.

Após delinear seu nicho de mercado, você precisa procurar formas de entender a jornada do seu cliente, se destacar na internet e ainda criar uma rede de relacionamentos após a venda.

Essa estratégia não é colocada em prática do dia para a noite. Por isso, tenha o objetivo de conquistar clientes bem claro em sua mente. Confira agora dicas de como realizar isso de forma prática.

1. Crie uma Jornada para o seu cliente

Entender a jornada do cliente na advocacia é essencial se o seu objetivo é conseguir clientes na advocacia e fidelizá-los à longo prazo.

A jornada é responsável por mostrar quais são as principais necessidades dos clientes, em qual estágio eles se encontram e quais são as melhores estratégias para tirar o maior proveito dos contatos.

Ela é dividida em três etapas: descoberta, consideração e contratação. Se esforce para melhorar a experiência do cliente em todas as etapas.

Descoberta

Nesta etapa, na maioria das vezes, o possível cliente vai à internet para tirar dúvidas, entender melhor o seu problema e procurar uma solução eficaz. Ele ainda não tem certeza se vai realmente precisar de um advogado.

O ideal é que o escritório se envolva em estratégias de atração, solucionando dúvidas e se diferenciando da concorrência.

Neste momento, você pode começar a investir em marketing de conteúdo, uma estratégia que visa alcançar o seu público através de materiais específicos que realmente sejam relevantes. Não se preocupe, falaremos sobre como iniciar essa estratégia mais a frente.

Consideração

Nesta fase, o cliente já sabe o que precisa fazer para solucionar o seu problema e tem consciência de que contratar um escritório de advocacia é a melhor opção, mas ainda não está certo sobre contratar seus serviços.

Por isso, demonstre o valor do seu trabalho, evidencie seus diferenciais e mostre soluções inovadoras.

Contratação

Na fase final da jornada, o cliente está finalmente disposto a tomar uma decisão. Porém, muitos fatores do dia a dia podem interferir, como a falta de tempo ou de prioridade para resolver o problema, o que acaba adiando o fechamento do serviço.

Por isso, ofereça facilidade ao cliente e elimine as burocracias para a contratação dos seus serviços. Demonstre também que seus atuais clientes estão satisfeitos com os seus serviços, e para isso, conte com uma divulgação de casos de sucesso do seu escritório, apontando os problemas e como realizou a solução.

2. Invista em Marketing Jurídico

Como já foi dito anteriormente, a internet é uma grande aliada de empreendimentos jurídicos, pois consegue trazer visibilidade sem a necessidade de fazer grandes investimentos em mídia.

Se você não tem uma forte presença on-line, pode estar perdendo grandes oportunidades, pois, a maioria das pessoas procura escritórios de advocacia em sites de pesquisas ou redes sociais para tirar dúvidas.

Por este motivo, estar presente na internet deixou de ser um diferencial e passou a se tornar uma obrigação. Aparecer na rede é uma das melhores formas de conseguir clientes na advocacia. Mas como fazer isso?

Tenha um site institucional

Um site bem construído, com todas as informações sobre a atuação do escritório se configura como um ótimo meio para conseguir clientes na advocacia.

A pesquisa TIC Domicílios, vinculada às Nações Unidas e ao Comitê Gestor da Internet no Brasil mostra que desde 2017 o celular se tornou o principal canal de acesso à internet no Brasil. Ter um site que se adapte à todo tipo de dispositivo móvel, então, é essencial.

Aposte em um blog

Devido às limitações do Código de Ética da OAB, o marketing de conteúdo tem sido a melhor estratégia para a divulgação de escritórios de advocacia. O blog é um ótimo canal por oferecer um espaço no qual é possível se aprofundar em temas, além de aparecer nos termos de pesquisa do Google.

A melhor forma de começar a usar este canal é escrever artigos simples, respondendo as principais dúvidas dos seus clientes, dentro da área de atuação do seu empreendimento.

O importante é publicar periodicamente, pois assim será mais fácil criar uma rotina de conteúdo para seu público. Ao fazer uma postagem aproveite as redes sociais para avisar que o texto foi publicado no blog, impulsionando seu alcance.

Crie uma audiência no Facebook e Instagram

Ter um página na rede social mais acessada pelos brasileiros é essencial para captar clientes na advocacia. Use o Facebook para postar conteúdos que despertem a vontade do seu público de entrar em contato com o seu escritório.

Já o Instagram é uma rede social que permite que você crie uma marca forte, se conecte com o público por meio de conteúdo e ainda mantenha uma constância de posts com os seguidores.

Tanto no Facebook quanto no Instagram, é importante manter a constância nas postagens, com textos curtos e objetivos e usar hashtags para alcançar usuários que ainda não são seguidores.

Alcance pessoas pelo YouTube

O YouTube hoje é uma grande ferramenta de pesquisa. Mais do que um simples entretenimento, você pode usar a plataforma para entregar conteúdo didático ao seu público.

A melhor forma de usar o canal é tirando dúvidas, explicando assuntos complexos, trazendo estudos de caso. Explicar processos jurídicos de modo simples e prático para pessoas que não entendem do assunto é a melhor forma de gerar conexão em seus vídeos.

Aproveite para discutir sobre temas atuais, notícias do momento e conteúdos com boa chance de viralização para alavancar esse processo.

Não sabe por onde começar? Separamos alguns canais do Youtube de advogados que colocam a estratégia em prática e atraem muitos clientes com isso:

WhatsApp como ferramenta estratégica

O WhatsApp é uma das maiores redes sociais no Brasil e pode ser utilizada estrategicamente para conseguir mais clientes, devido a sua facilidade na comunicação.

Aproveite o fato de que a grande parte dos brasileiros utiliza o aplicativo para divulgar conteúdos, iniciar conversas e fechar negócios. Apenas tenha cuidado para não incomodar os usuários dessa plataforma, pois o objetivo é ser lembrado de maneira positiva e não afastar futuros negócios.

3. Se torne referência de conteúdo no mercado jurídico

Uma ótima tática para se tornar referência em uma área é participar de palestras e criar materiais ricos como: e-books, infográficos e videoaulas. A criação de materiais ricos é interessante devido ao baixo investimento e alto retorno.

Decida o tema, escolha o melhor formato, crie o conteúdo e compartilhe na internet em troca de leads, que são os dados de contato dos usuários. Essa tática é importante para construir uma rede de relacionamento e evoluir os contatos por e-mail, por exemplo.

Você pode se tornar referência na área escrevendo artigos para revistas, jornais e blogs ou participando de reportagens em programas de televisão. Também é possível propor parcerias com profissionais de áreas relacionadas para aumentar seu alcance.

Construa sua marca pessoal de forma séria, transparente e profissional produzindo conteúdo de destaque.

4. Atendimento de qualidade: o fator decisivo para fechar um negócio

Todos sabemos que o atendimento é o que vai determinar o grau de satisfação do seu cliente em qualquer etapa da jornada e, por isso, ouvir e entender as necessidades é essencial.

Seu escritório de advocacia precisa de uma equipe de atendimento que esteja realmente comprometida com o consumidor. Permita que eles façam o atendimento inicial, tirem dúvidas, entendam seus problemas e procurem por soluções práticas.

“A melhor forma de oferecer um atendimento de qualidade é tendo empatia. Se coloque no lugar do cliente e transmita informações de forma clara, objetiva e acessiva, buscando soluções rápidas e diferenciadas para a resolução do caso.”

– Drª e Professora Nadialice Francischini

O atendimento ao cliente na advocacia é um ponto essencial de equilíbrio. Todo cliente deseja que seu problema seja resolvido de forma ágil e sem burocracias. Escritórios de advocacia que não entenderem essa realidade vão acabar ficando para trás.

Bônus: Não basta apenas conquistar clientes, é preciso fidelizá-los!

Como é a atitude do seu escritório com o cliente depois que o serviço foi contratado?

A etapa da pós-contratação é a parte que muitos advogados deixam a desejar. Mesmo após o fechamento de um contrato é importante continuar dando atenção ao cliente, pois será essa atitude que conquistará indicações.

Um cliente satisfeito sempre vai se lembrar de você quando tiver uma nova demanda ou quando conhecer alguém que está precisando de uma advogado. A divulgação boca a boca é o maior diferencial em mercados tão competitivos.

Para isso, seu empreendimento precisa oferecer um atendimento de qualidade, organizado e profissional, mantendo contato mesmo depois da finalização do contrato, seja por redes sociais, e-mails ou ligações.

Todas as ações do escritório precisam estar focadas em trazer a melhor experiência para o cliente. Então, investir em tecnologia para advogados e automatizar a gestão dos processos, com toda certeza vai ajudar sua empresa a atingir seus objetivos de forma mais eficiente.

Uma gestão de clientes bem feita, impacta no aumento da receita do escritório de advocacia. Isso porque, ao garantir a satisfação do cliente, as chances de indicação ou recontratação aumentam.

Vocês está pronto para dar mais esse passo?

Agora que você já sabe como conseguir clientes na advocacia, aproveite para conferir nosso Webinar sobre a fidelização de clientes e continuar aplicando os seus aprendizados!

(Software Jurídico)

Juntamos experiência e inovação. Somos mais do que uma plataforma de Gestão Jurídica, somos um hub de tecnologia. Acreditamos em uma advocacia orientada a dados.

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