Como uma lawtech pode impulsionar seu escritório de advocacia?

Dra.-Caroline
Tempo de leitura: 3 Minutos

Por Dr.ª Caroline Navarro*

Vivenciando o uso da tecnologia e da inovação no mercado jurídico, atuando em consultoria jurídica, percebo que cada vez se torna mais necessário oferecer serviços mais ágeis, qualificados e com menores custos para atender o nível de exigência dos clientes. E é neste contexto que surgem as lawtechs e legaltechs.

Elas são empresas de tecnologia que desenvolvem soluções para otimizar o trabalho no setor jurídico, seja ele público ou privado.

Segundo a revista Forbes o crescimento em lawtechs no ano de 2018 foi de incríveis 718%!

Assim, elas são as queridinhas do momento e se tornaram grandes aliadas dos advogados, revolucionando a forma de prestação dos serviços.

Mas o que é uma lawtech? Como ela funciona?

O termo “lawtech” é um termo difundido nos Estados Unidos, onde se utiliza também o termo “legaltech”. Em resumo, significa dizer que são soluções inovadoras e tecnológicas voltadas para o setor jurídico.

Logo, quando se trata de soluções para o setor jurídico, muitos pensam em como melhorar a eficiência e a eficácia dos escritórios de advocacia, seja através de um software de gestão jurídica, automação e gestão de documentos, analytics e jurimetria ou aplicativos para otimizar negociações de acordos extrajudiciais, dentre outras mais.

Alguns escritórios ainda sobrevivem de forma a “apagar incêndios” todos os dias, sem se preocupar em como conseguir atuar de forma estratégica, visando diminuir os riscos que podem comprometer a reputação da banca como um todo.

Especificamente, no que diz respeito aos escritórios de advocacia, as soluções desenvolvidas por lawtechs, podem auxiliar na resolução de vários problemas, como:

  • Falta de profissionais devidamente qualificados para absorver ou expandir as demandas jurídicas;
  • Perda de tempo na elaboração de documentos e o armazenamentos dos mesmos;
  • Dificuldade na gestão de clientes;
  • Perda de prazos e processos em armazenamento físico.

Ou seja, as lawtechs impulsionam o seu escritório a atuar de forma estratégica. E ainda prometem ganho de eficiência e diminuição de riscos, fazendo com que valha a pena cada centavo do investimento.

O cenário das lawtechs no Brasil

Desde soluções de Inteligência Artificial para consultar decisões e acórdãos até soluções para escritórios que buscam otimizar a elaboração de documentos jurídicos, o que não falta são soluções e ferramentas para facilitar a rotina dos advogados.

As lawtechs brasileiras estão em plena ascensão. Destaco que esse movimento tecnológico já foi notado até mesmo pela OAB, que possui comissões voltadas para startups e para a inovação jurídica, em vários estados brasileiros.

Pesquisa recente produzida pela AB2L mostrou que 95% dos escritórios de advocacia estão abertos às inovações que solucionem seus problemas e 62% já procuram serviços customizados de tecnologia.

Neste contexto, o desenvolvimento das lawtechs no Brasil possuem dois fatores principais: a modernização do setor jurídico e a chegada dos millennials ao mercado de trabalho.

São mais de 150 soluções tecnológicas que visam facilitar a rotina de escritórios e departamentos jurídicos. Vamos entender como elas podem ser aplicadas na prática?

Soluções para otimizar sua rotina

Para que você entenda melhor como as lawtechs podem impulsionar seu escritório de advocacia ao sucesso, trouxe alguns exemplos que vivenciei na prática, em estudos, palestras e eventos:

O primeiro exemplo diz respeito a gestão do escritório. Você sabia que existe uma solução tecnológica que permite com que todas as suas publicações sejam capturadas da internet? E que após leitura, você consegue agendar o prazo correspondente?

Também é possível delegar uma tarefa com lembretes de dias ou horas antes do prazo final, sendo recordado por e-mail ou através do próprio sistema.

Assim, você evita que ocorra um erro ao deixar um prazo transcorrer em aberto, ou até mesmo, perder o dia de uma audiência.

Tudo isso você consegue realizar entre 5 e 10 minutos, acredite em mim!

Agora, imagine que você não ainda tenha investido em software que permita fazer tudo isso de forma rápida e segura.

Pense que você precisaria pesquisar e baixar todas as publicações que saíssem em seu nome, agendar cada atividade e delegar tarefas, tudo de forma manual, deixando as informações totalmente descentralizadas.

As chances de acontecer algum erro nesses casos são grandes e podem trazer prejuízos irreversíveis para o escritório, concorda comigo?

Sendo assim, muito mais que garantir eficiência, investir em soluções jurídicas e tecnológicas, como as lawtechs, fazem com que o seu escritório mantenha a própria reputação segura.

Agora, imagine poder utilizar a Inteligência Artificial a favor do seu escritório de advocacia, entender como os Tribunais estão se posicionando, sejam eles regionais ou superiores e como determinada Vara entende tal matéria? Com o uso da jurimetria, isso é possível!

Isso possibilitaria uma tomada de decisão mais estratégica, elevando seu escritório em relação aos demais, oferecendo um serviço com ainda mais valor agregado.

Lawtech especializada em gestão de escritórios de advocacias, analytics e jurimetria

Não poderia deixar de citar que a Data Lawyer é o único sistema que possui gestão e jurimetria integrados. A empresa é uma das lawtechs especializadas em software de gestão para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, que oferece também uma solução de jurimetria trabalhista para análise de dados e criação de estratégias.

Veja o que você pode fazer com essa solução:

Evite a perda de prazos processuais: acompanhe suas publicações em todos os Diários da Justiça do Brasil;
Otimize sua rotina: cadastre seus processos no sistema e receba os andamentos processuais disponíveis no site dos tribunais;
Organize sua rotina, prazos, audiências e demais demandas: conte com uma agenda fácil e inteligente;
Melhore ainda mais suas peças: conte com um acervo de jurisprudência com mais de 23 milhões de julgados atualizado diariamente;
Ganhe mais segurança: guarde petições, contratos e demais documentos em nuvem e acesse de qualquer lugar.
Potencialize análises complexas e cruzamento de informações em processos trabalhistas com a solução de jurimetria.

Recentemente, fui convidada pela Data Lawyer para explicar na prática como funciona o acompanhamento de publicações e a criação de compromissos a partir dos meus prazos, diretamente do software de gestão Data Lawyer Manager:

Neste vídeo, oriento algumas execuções possíveis no software de gestão, como: visualizar as publicações lidas e não lidas; adicionar um compromisso a uma publicação e realizar o acompanhamento processual.

Meu objetivo com tudo isso é que você reconheça que há como tornar a rotina dos advogados mais eficiente.

As lawtechs são, portanto, um ótimo recurso para quem deseja otimizar o escritório, tornando-o mais eficiente, sobretudo, mais seguro.

teste grátis manager

*Dr.ª Caroline Navarro é advogada, consultora em gestão jurídica, especializada nas áreas de Planejamento, Estratégia e Gestão dos Serviços. Pós-graduada em Direito Processual Civil e Processual do Trabalho.

Consultora em gestão jurídica franqueada da Radar - Gestão para Advogados, especializada nas áreas de Planejamento, Estratégia e Gestão dos Serviços. Pós-graduada em Direito Processual Civil e Processual do Trabalho. Advogada Sistêmica certificada pelo Modelo de Gestão da Advocacia Sistêmica - Nível Básico, Intermediário e Avançado - em curso; Certificada em Práticas de Atendimento Humanizado: Perguntas, Bonecos e Âncoras pelo Modelo de Atendimento Humanizado da Gestão da Advocacia Sistêmica; Coach com Formação em Coaching Sistêmico com Neuro-semântica e PNL certificada pela Gestão da Advocacia Sistêmica, Neuro-Semantics International Society of Neuro-Semantics Actualizing Excellence, WCC - World Coaching Council, e Points Of You - Creative Tools for Training & Development. Consultora Sistêmica com Formação em Consultoria Sistêmica pela Gestão da Advocacia Sistêmica e certificação pela InBetween Perspectivas Sistêmicas e Conexão Sistêmica.

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Preencha os campos obrigatórios para enviar o comentário. (marcados com *)

um × 5 =