Direito e tecnologia: transforme seu escritório em um grande negócio

direito-e-tecnologia

A cada dia que passa se torna mais necessário que os escritórios saibam relacionar direito e tecnologia para chegar ao sucesso.

É comum perceber como essas duas palavras parecem tão distantes uma da outra: relacionamos direito à burocracia e escritórios tradicionais, enquanto pensamos em processos ágeis e modernização quando se fala de tecnologia.

De qualquer forma, essa realidade está mudando, pois sabemos que é fundamental que um escritório de advocacia utilize práticas e processos inovadores para se manter competitivo no mercado.

Um empreendedor que saiba se planejar, gerir a equipe, definir onde quer chegar e ainda usar métodos de gestão de escritório de advocacia modernos, tem tudo para transformar seu escritório em um grande negócio.

Para isso, é importante saber usar as ferramentas certas, resolver os problemas de forma ágil e aperfeiçoar a atividade jurídica.

Confira, neste artigo, como a união entre direito e tecnologia pode te ajudar a ter mais controle sobre o seu escritório e se destacar no mercado!

Direito e tecnologia: como aperfeiçoar a atividade jurídica?

Podemos dizer que a tecnologia e a internet estão cada vez mais inseridas em empreendimentos jurídicos. Hoje, por exemplo, é possível ter acesso à ferramentas que não existiam há 10 anos atrás.

Em uma pesquisa da revista Análise DNA de 2018, quando indagados sobre a importância de alguns investimentos relevantes para os escritórios de advocacia, a tecnologia também foi citada:

Dessa forma, as soluções estão se tornando cada vez mais acessíveis, tendo em vista seu baixo preço de mercado. Dentre as alternativas, existem várias plataformas digitais que ajudam escritórios de advocacia a atingirem seus objetivos.

Escritórios têm usado softwares para advogados, sites e aplicativos, que possuem a missão de tornar o cotidiano jurídico mais fácil, visando melhorar o controle processual, otimizar o tempo, oferecer uma maior segurança e aumentar a agilidade na resolução de problemas.

Quando se pensam em soluções completas para escritórios de advocacia, o uso de Softwares Jurídicos é uma opção a ser considerada, pois, diferente de ferramentas gerais de controle ou produtividade, o sistema visa especificamente a rotina dos advogados.

Veja como o Data Lawyer pode te ajudar a automatizar processos e aumentar seu controle sobre o seu empreendimento:

Gestão processual

Um dos maiores ganhos da união entre direito e tecnologia é a otimização da gestão processual jurídica.

Antigamente, a gestão de processos demandava muito tempo dos escritórios, que, antes de comparecer ao fórum para verificar detalhes de ações, precisavam verificar se havia alguma tratativa em nome de um dos advogados no Diário Oficial.

Só quando o nome de um sócio ou associado fosse mencionado no Diário, eles conseguiam agendar audiências ou consultar informações sobre os processos. Assim, o escritório perdia muito tempo e até dinheiro com o deslocamento até os fóruns.

Agora tudo ficou mais fácil, pois como o Data Lawyer é possível realizar o acompanhamento das tratativas em processos de forma virtual, definindo um fluxo de atividades assertivo, para garantir o cumprimento dos prazos e simplificar a rotina do escritório.

Outra vantagem do modo de realizar a gestão processual com um Software Jurídico é a possibilidade de monitorar as movimentações dos processos em tempo real. Dessa forma, a cada novo status do processo, o sistema avisa sobre a movimentação.

Dessa forma não é preciso procurar em todas as pastas processuais se há novidades para tratativas. Temos dois meios de notificações a sua escolha:

  1. Por e-mail;
  2. Por painel dentro do sistema.

Fica mais fácil, por exemplo, passar as informações de uma ação para clientes por telefone, por exemplo, já que o sistema apresenta as especificidades de cada caso, de forma ágil.

Mobilidade

Já pensou ter detalhes do seu escritório de qualquer lugar e a qualquer momento?

Imagine que você não esteja se sentindo bem para ir ao escritório hoje ou que precise fazer uma viagem de uma semana. Com o Data Lawyer, é possível ter o controle completo do seu escritório nessas situações, pois os dados ficam armazenados em nuvem.

Dessa forma, você não vai precisar usar sempre o mesmo computador para ter controle das atividades ou consultar documentos específicos do escritório, além de você conseguir resolver todos os problemas de modo online.

Outra vantagem é a de que todos os dados ficam salvos e armazenados em apenas um lugar. Assim, não é necessário trabalhar em diversas ferramentas diferentes, um problema que pode causar atrasos.

Com o Data Lawyer, você concentra todas as atividades e informações, de ponta a ponta, em apenas um sistema. Fica bem mais fácil buscar informações específicas quando for necessário, não acha?

Agenda inteligente

O Data Lawyer permite que você também tenha controle total sobre seus compromissos diários. Com ele, você consegue acompanhar todos os prazos processuais e de atividades administrativas de gestão.

Outra vantagem é a apresentação dos status das atividades, como pendentes, canceladas ou concluídas. Assim, você pode priorizar atividades sem esquecer as de menor importância, antes que se tornem demandas urgentes pela falta de tratativa.

Além disso, um sistema jurídico te oferece um calendário digital, o que permite planejar sua rotina diária, semanal ou mensal, fazendo um gerenciamento inteligente do fluxo de trabalho do seu escritório.

Integração

Sabemos que para um escritório chegar ao sucesso é indispensável que os setores trabalhem juntos para serem mais produtivos e entregar mais valor aos clientes.

Uma das vantagens de um Software Jurídico, como o Data Lawyer, é a possibilidade de integração que ele promove, já que mantém todos os dados salvos em nuvem, permitindo o acesso da equipe aos arquivos, agendas e processos.

Se todos os colaboradores, ou apenas os colaboradores selecionados, possuem acesso fácil aos status dos processos, às agendas dos advogados e às informações sobre os clientes, a tomada de decisão se torna mais assertiva e menos burocrática.

E não para por aí: o Data Lawyer também oferece outras funcionalidades que ajudam na integração dos vários setores do escritório, como:

  • Acervo jurídico: permite o acesso à uma grande quantidade de julgados, facilitando a montagem de peças ou recursos jurídicos;
  • Controle financeiro do caixa: permite um controle de receitas, despesas e até mesmo uma previsão sobre as movimentações financeiras no mês;
  • Gerenciamento de publicações: disponibiliza as publicações do Diário da Justiça, relacionando-as à compromissos e casos relevantes. É possível até mesmo acompanhar o status da leitura desses diários.

Afinal, como a tecnologia ajuda seu escritório a crescer?

Com o auxílio de novas tecnologias, o direito está conseguindo alcançar novos espaços, modernizando os escritórios para oferecer soluções rápidas e práticas aos clientes.

Softwares Jurídicos, como o Data Lawyer, ajudam em questões gerenciais e administrativas dentro do seu negócio, auxiliando em tarefas rotineiras e ajudando no controle da atividade jurídica em si.

Como você deve ter percebido, a relação entre direito e tecnologia está cada vez mais próxima.

O conjunto dos dois fatores aumenta a efetividade do seu negócio, assim como aumenta o valor dos profissionais que entendem a importância de usar novas ferramentas para crescer.

Escritórios que usam a tecnologia para otimizar processos unem o melhor dos dois mundos: o conhecimento técnico dos advogados e a automatização das atividades burocráticas e menos importantes.

O Data Lawyer é um Software Jurídico que realmente traz resultados para os escritórios de advocacia. É uma ótima alternativa para advogados modernos, que sempre estão pensando em novas soluções práticas para o empreendimento.

Agora que você sabe como o Data Lawyer pode ajudar seu escritório a chegar ao sucesso, que tal fazer um teste grátis? É só clicar logo abaixo!

(Software Jurídico)

Juntamos experiência e inovação. Somos mais do que uma plataforma de Gestão Jurídica, somos um hub de tecnologia. Acreditamos em uma advocacia orientada a dados.

0 I like it
0 I don't like it

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *