Fenalaw 2019: jurimetria trabalhista como oportunidade para novos negócios

fenalaw-2019-jurimetria-trabalhista
Tempo de leitura: 4 Minutos

Você sabe como a jurimetria trabalhista pode dar mais estratégia para o seu escritório?

Durante a Fenalaw 2019, o assunto foi tema da palestra “jurimetria trabalhista como oportunidade para novos negócios”, comandada por Caio Santos, CEO da Data Lawyer.

Inteligência Artificial, Legal Analytics, Big Data e Jurimetria foram alguns dos assuntos abordados durante sua apresentação. Caio reforçou como esses temas estão ganhando espaço no mercado jurídico e como a evolução da tecnologia está mudando a maneira de condução dos negócios.

Para quem não conseguiu estar presente ou quer relembrar alguns pontos exemplificados pelo nosso CEO, vamos repassar alguns temas importantes destacados na Fenalaw 2019!

Primeiramente, o que é Jurimetria?

A jurimetria é a estatística aplicada ao direito, que permite uma análise mais simples e direta de cada resultado, processo, decisão e de determinados fatos jurídicos. Através dela, se torna possível atacar a causa raiz dos conflitos com maiores chances de sucesso.

As estatísticas que antes só eram obtidas com muita mão de obra, hoje já são entregues automaticamente.

Na prática, a jurimetria permite aplicar modelos estatísticos em informações jurídicas e mapear o comportamento da Justiça por meio de análises.

Caio exemplificou a sua aplicação: a jurimetria pode medir o percentual de decisões de um tribunal em um certo sentido e esse resultado pode alterar totalmente a estratégia de condução de um caso.

Podemos, dizer que ela cria visões mais reais e aplicadas a resultados.

A evolução do mercado nos últimos anos

Lidamos com dados a todo momento, mas como identificar o que é informação realmente aplicável? O que fazer com toda essa volumetria?

Essas foram as perguntas feitas por Caio Santos ao público presente em sua palestra na Fenalaw 2019.

Para obter essas respostas, é preciso entender as mudanças no cenário jurídico e a evolução do mercado.

Não seria possível falar em jurimetria sem citar as ações que ingressaram por processos eletrônico nos últimos anos. O Processo Judicial Eletrônico (PJe) começou a ser expandido em 2012, e a Justiça do Trabalho é o ramo com maior índice de processos iniciados eletronicamente em 2019.

O Brasil é um dos países com o maior volume de processos do mundo. Com uma grande quantidade de ações seria impossível ter um panorama de todos os processos judiciais sem ajuda da tecnologia, certo?

A jurimetria chegou justamente para permitir uma avaliação quantitativa de comportamentos, tendências e do volume de dados que realmente interessa para os negócios.

Isso porque, por exemplo, a análise de ações antigas de um escritório de advocacia pode indicar padrões significativos em litígios para serem usados de forma estratégica.

Os benefícios da jurimetria

A jurimetria ainda é um tema desconhecido por muitos profissionais da área jurídica. Por isso, é tão importante desmistificar a sua aplicabilidade e os benefícios que essa tendência pode entregar para escritórios e departamentos jurídicos.

Afinal, como essa tecnologia funciona na prática? Confira a dicas abaixo:

Para escritórios de advocacia

Redução de custo de pessoal:

É possível aumentar a produtividade sem perder a qualidade dos serviços? Com a jurimetria, sim! Isso porque ela permite que estatísticas simples que antes demandava dias e uma equipe completa para serem mensuradas, possam ser visualizadas em filtros refinados com apenas alguns cliques.

Maior segurança e confiabilidade no serviço:

Perguntas como: “Qual a chance real de ganho de um processo? Quanto tempo irá demorar para a resolução? Vale a pena investir na segunda instância ou aceitar um acordo?”, são comuns na rotina de um advogado.

Com a análise de dados é possível repassar ao cliente o quanto seu escritório é confiável. Lembre-se:

Como você está tratando os dados que chegam até você hoje?

Análise competitiva de mercado:

De acordo com pesquisa realizada pela OAB, hoje são 1,16 milhão de profissionais inscritos na ordem. O Brasil tem em média um advogado para cada 190 habitantes, cuja proporção é de um para cada 246 pessoas.

Como se destacar nesse cenário?

Comece mudando a expressão “eu acho” ou “eu acredito que” para “eu posso comprovar isso com dados” e veja como esse pode ser seu diferencial competitivo de mercado!

A jurimetria permite, através de análises preditivas, verificar o histórico dos litígios da parte contrária e obter informações sobre as estratégias jurídicas utilizadas, assim como ter conhecimento sobre os resultados alcançados por intermédio delas.

Para departamentos jurídicos

Benchmarking com outras empresas:

Com ela é possível entender como está a performance do seu jurídico, do mercado, de segmentos específicos, juízes, comarcas, advogados, requerentes e requeridos.

Refinamento de estratégia jurídica:

“Não dá pra saber o que o juiz vai decidir ou se o tribunal vai derrubar a decisão, nem se você vai acabar no meio de uma guerra de liminares”. Essa frase é familiar?

Hoje, já é possível saber qual a melhor opção, se é acordo ou defesa.

A jurimetria permite identificar relações entre valores e causas, acordo e condenação em relatórios e gráficos precisos.

Melhorias na políticas de provisão e de acordos:

A jurimetria permite mapear as ações judiciais que estão em curso ou já foram encerradas, trazendo um grau de previsibilidade quanto aos desfechos dos casos.

Assim, você cria e melhora as políticas de provisões e acordos, evitando a entrada de novos processos.

Melhorias na precificação do contencioso:

Identificando a causa raiz dos maiores processos em que a sua empresa está envolvida, é possível realizar ações e atitudes que visam diminuir esse número.

Dessa maneira, a sua empresa consegue mais acordos e melhora, consequentemente, a precificação do contencioso.

Como o Data Lawyer Insights entrega mais estratégias?

Essa afirmação de Caio Santos reforça o que alguns dados vêm apontando sobre a Inteligência Artificial:

Até 2020, a Inteligência Artificial se tornará um motivador positivo, criando 2,3 milhões de empregos e eliminando apenas 1,8 milhão.

A partir dos números apresentados, Caio mostrou na prática como o Data Lawyer Insights potencializa resultados de escritórios e departamentos jurídicos.

A solução, que foi um dos destaques da feira, possui um big data jurídico, com aproximadamente 11 milhões de processos trabalhistas cadastrados, que permite análises de processos, com filtros avançados que permitem visualizar diversas segmentações.

Tomar decisões baseadas em dados nunca foi tão simples para os advogados. Clique aqui e conheça mais sobre a nossa solução de jurimetria trabalhista.

É claro que o cenário distópico em que robôs serão juízes, promotores e advogados no futuro causa medo, mas é um cenário fictício.

O uso de Inteligência Artificial e outros avanços tecnológicos têm tudo para trazer mais justiça ao país ao acelerar a tramitação de processos, tornando todos os envolvidos mais produtivos.

Nos vemos na próxima edição da Fenalaw! E continue acompanhando nossos conteúdos.

(Software Jurídico)

Juntamos experiência e inovação. Somos mais do que uma plataforma de Gestão Jurídica, somos um hub de tecnologia. Acreditamos em uma advocacia orientada a dados.

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Preencha os campos obrigatórios para enviar o comentário. (marcados com *)