Inovação na advocacia: o advogado será substituído por robôs?

inovacao-na-advocacia

Diante dos avanços tecnológicos e da busca pela inovação na advocacia, o que realmente muda para os advogados com a chegada dos robôs no mundo jurídico?

Se torna cada vez mais necessário entender se são apenas boatos ou se realmente há chances dos advogados perderem as suas funções! É importante ressaltar que nem todas as atividades serão substituídas pela automação.

Com todas as mudanças, tendências futuras, automação e inteligência artificial, os advogados começaram a repensar sua profissão.

Pesquisa realizada pela National Public Radio aponta a expectativa em percentual de quanto algumas profissões do direito poderiam ser substituídas, inclusive as legais:

Os dados mostram uma pequena probabilidade dos advogados serem substituídos em relação às outras profissões legais. Por que, então, existe o medo que isso aconteça? É o que iremos desmistificar ao decorrer deste artigo.

A ascensão da tecnologia no Direito e as novas possibilidades

Por que isso pode acontecer? Em contramão as inovações do século XXI, advogados, juízes e promotores cumprem funções repetitivas e lidam com pilhas de papéis, perdendo muito tempo em atividades desnecessárias e investindo menos em ações que realmente trazem retorno para as pessoas.

A burocracia que, muitas vezes, ajuda a garantir a segurança da justiça acaba por atrapalhar a produtividade. É nesse momento que a tecnologia entra em cena.

Hoje, existem ferramentas e aplicativos tecnológicos que indicam qual a tese jurídica mais adequada para um processo, elaboram petições, contratos e outros serviços.

O que torna o processo mais automatizado, ao mesmo tempo em que realiza algumas funções que anteriormente eram exclusivas de advogados.

Grandes escritórios de advocacia no Brasil, e no mundo, já adotaram programas para reduzir o tempo das atividades e gerar economia. A possibilidade de evitar erros e ainda contar com uma capacidade de análise mais ampla é o que chama a atenção.

Atividades que podem ser substituídas pela automação

Como resultado dessa inovação tecnológica, já existem algumas atividades que já foram, e outras que podem ser substituídas pela automação. Confira:

Realizar a gestão financeira sem inúmeras planilhas

A gestão financeira deixou de ser um trabalho complicado graças aos softwares jurídicos. Atualmente é possível acompanhar o fluxo de caixa de seu escritório de advocacia, visualizando o movimento de entrada e saída de dinheiro do caixa da empresa.

Essas ferramentas dão um maior controle financeiro de forma prática e eficiente, sem que o advogado gaste seu tempo com números e contas.

Fazer o controle de processos de forma simplificada

Gerir todos os processos de forma eficiente e dentro do prazo é um dos principais anseios de qualquer advogado. Sendo assim, a tecnologia também se faz presente nessa área e possibilita integrar os seus processos diretamente com o site dos Tribunais, oferecendo busca e acompanhamento no mesmo lugar.

Isso evita que informações se percam ou sejam esquecidas, além de eliminar o tempo gasto com o preenchimento de planilhas

Nesse sentido, a tecnologia jurídica torna a gestão de processos muito mais simples.

Consultar intimações e publicações sem sair do escritório

Consultar intimações e publicações de forma on-line já é uma realidade que vem facilitando a rotina dos advogados. Ter no mesmo lugar todas as publicações, recortes, painéis de processos e um relatório diário das publicações faz parte das funcionalidades dos softwares jurídicos.

O tempo que um advogado gastaria lendo uma intimação e decidindo o que deve ser feito faz muita diferença na produtividade do dia a dia de um escritório.

Economizar horas de trabalho possibilita que o advogado invista em ações que dependem de maior esforço intelectual.

Gerenciar os compromissos na palma da mão

Organizar compromissos e controlar prazos pode ser muito complicado caso o advogado dependa de meios ultrapassados como agendas ou até mesmo passíveis de esquecimento, como planilhas.

Na contramão dessa prática, a tecnologia no meio jurídico já promove a integração das informações, possibilitando que o advogado registre suas atividades e tenha controle de seu desenvolvimento, emitindo alertas para lembrar qual o seu compromisso. A facilidade necessária na palma da mão!

Tecnologia, mobilidade e inovação na advocacia: sua melhor escolha!

Inovar vai além e se refere ao uso de novas práticas e estratégias que mudem a visão de seu negócio para melhor. Desta maneira, os Softwares Jurídicos atuais trabalham de forma on-line aplicando tecnologias de Inteligência Artificial e Big Data, para manter a humanização necessária para um bom atendimento ao cliente.

A mobilidade e a facilidade de acessar esses sistemas a qualquer momento faz parte dos pilares da inovação na advocacia. Isso porque a tecnologia revolucionou a prestação de serviços jurídicos, oferecendo suporte estratégico aos advogados.

Para isso, é necessário investir em profissionais preparados para atuar com essas novas demandas, buscando estar em constante atualização e conhecimento. Vale ressaltar que a inteligência artificial depende da inteligência humana para um bom funcionamento.

Não podemos esquecer que o fator humano é imprescindível para ações inovadoras. Por isso, é importante estar por dentro da globalização e das novas tecnologias, para discernir qual a melhor maneira de oferecer seus serviços para os clientes.

Por fim, é imprescindível buscar informações sobre o tipo de tecnologia que está sendo usada no software que você pretende escolher para seu escritório. Invista em uma lawtech que esteja preocupada com a inovação do setor jurídico e facilite a sua rotina de trabalho!

A inovação na advocacia é uma realidade que trouxe inúmeras mudanças. Você está preparado para elas?

 

(Software Jurídico)

Juntamos experiência e inovação. Somos mais do que uma plataforma de Gestão Jurídica, somos um hub de tecnologia. Acreditamos em uma advocacia orientada a dados.

0 I like it
0 I don't like it

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

2 × 1 =