Jurimetria: 3 motivos para você usar essa estratégia em 2020

Two business executive conference presentation report of new plan marketing to development consulting business in company, using digital tablet.
Tempo de leitura: 3 Minutos

Legal Analytics, Inteligência Artificial, Big Data e jurimetria foram assuntos em ascensão no mercado jurídico neste ano. Mas esses temas são mais do que tendências, eles já começaram a fazer parte da rotina do advogado.

Você sabia que o judiciário brasileiro fechou o ano de 2018 com mais de 80 milhões de processos em tramitação. E que desse total, apenas 16% dos processos entraram de forma física, em papel? As ações restantes foram protocoladas em formato digital.

Mas como organizar e interpretar dados importantes contidos em todos esses processos?

O Legal Analytics veio para mudar esse cenário. Ele permite uma avaliação quantitativa e qualitativa dos comportamentos, das tendências e do volume de dados que realmente interessa para os negócios.

De acordo com uma pesquisa da Lex Machina, a estratégia jurídica para tribunais e juízes pode ser otimizada em até 98% com o Legal Analytics.

Por esse motivo, neste artigo, você vai aprender na prática como utilizar dados relevantes a seu favor.

Como aplicar a jurimetria em seu dia a dia?

O tempo em que os advogados faziam previsões baseadas no achismo não existe mais. Agora, os clientes do escritório e sócios de uma empresa precisam entender os fundamentos de cada decisão.

Nascida a partir do Legal Analytics, a jurimetria é a aposta para 2020!

A jurimetria é a estatística aplicada ao direito, que permite uma análise mais simples e direta de cada resultado, processos, decisões e fatos jurídicos.

Através dela é possível identificar padrões e atacar a causa raiz dos conflitos com maiores chances de sucesso.

Pensando nisso, a Data Lawyer, empresa especializada em sistemas para advogados, lançou recentemente um novo produto, o Data Lawyer Insights. O software de jurimetria promete aumentar as chances de sucesso nos casos trabalhistas, proporcionando mais credibilidade com dados colhidos da Justiça Trabalhista.

Quer saber como a jurimetria trabalhista funciona na prática? Confira algumas das inúmeras possibilidades:

Volume de processos registrados

Com o auxílio da jurimetria, é possível, por exemplo, identificar os períodos com maior demanda na área trabalhista. Um advogado consegue comparar anos e meses para encontrar padrões de aumento e diminuição de ações na área.

A partir disso, um escritório pode criar ações específicas de marketing, nos meses de maior demanda em sua área de atuação.

Outras informações estratégicas que essa ferramenta oferece é a visualização de informações valiosas como:

  • Comarcas que recebem o maior número de processos;
  • Volumes de processos por área de atuação;
  • Assuntos mais discutidos na área, como o “aviso prévio” ou “horas extras”;
  • Juízes que mais lidam com determinados tipos de ação;
  • E a Origem ou a Vara de Origem dos processos.

Imagine que você esteja fazendo o planejamento financeiro de um departamento jurídico em uma grande empresa. Para saber o valor do investimento anual, será necessário verificar o volume de processos trabalhistas homologados nos últimos anos.

Usando uma ferramenta de jurimetria, como o Data Lawyer Insights, seria possível perceber que em 2019 já foram registrados 1.394.831 processos trabalhistas até o momento.

O gráfico mostra que depois de 2017, com a reforma trabalhista aprovada, os números de processos jurídicos da área caíram. Dessa forma, dependendo do número de ações que a empresa normalmente recebe, pode não ser necessário fazer um investimento maior que o do ano anterior, o que será definido com as especificidades da empresa.

Média de valores do escritório

A jurimetria entrega ao advogado informações relevantes sobre valores e custos no mercado jurídico. Assim, escritórios e departamentos jurídicos conseguem saber como estão em relação ao mercado de maneira geral.

Com os dados da ferramenta, é possível comparar seus resultados com os de outros escritórios ou empresas e analisar se estão na média financeira do mercado, em relação a acordos, causas e condenações.

Ao analisar o período entre 2017 e 2019, identificamos um crescimento de 15.49% na média de valores de causa de ações trabalhistas.

Um advogado da área trabalhista deve sempre acompanhar, pela jurimetria, os valores médios das condenações e acordos. Assim, ele pode se basear nos números para reivindicar valores justos em cada tipo ação.

Se uma empresa está sendo processada por muitos clientes por causa do não pagamento das horas extras, seu representante jurídico pode optar por fazer mais acordos ou criar uma política interna de horas extras, para que elas sejam descontadas em folgas, por exemplo.

O advogado deve sempre agir como um consultor, mostrando por meio dos dados da plataforma de jurimetria, todos os riscos que uma empresa ou um cliente que seja pessoa física, corre em relação a perda de dinheiro. Mostrar a prevenção de ameaças financeiras é essencial para construir sua credibilidade e criar um diferencial competitivo.

Atividades econômicas que mais demandaram processos

Os dados que envolvem o volume de processos por atividades econômicas contam como estratégias para fidelizar clientes. Neste caso, o principal argumento para a contratação são os dados. E os números não mentem.

Com a jurimetria, um escritório pode prospectar clientes de forma certeira. O advogado pode mostrar dados de ações processuais contra empresas de telefonia, por exemplo, e apontar como pode ajudar na prevenção de processos.

Já em um departamento jurídico, é possível usar a jurimetria para fazer comparação do desempenho da sua empresa com o mercado, reduzir custos com análises e redefinir sua estratégia jurídica.

Por meio do Data Lawyer Insights, descobrimos que as 5 atividades econômicas com mais demandas em processos trabalhistas no ano de 2019 são:

  1. Administração pública;
  2. Construção de edifícios;
  3. Restaurantes e similares;
  4. Limpeza em prédios e domicílios;
  5. Transporte rodoviário de cargas.

Se você é de um escritório de advocacia da área trabalhista, pode começar a procurar clientes dessas áreas, procurando por mais lucratividade, já que a demanda de processos é alta.

Se você trabalha em um departamento jurídico de uma empresa dessa área, é hora de identificar os riscos e começar a pensar em modos de bloquear as ameaças.

O uso de dados para tomada de decisão

Está vendo como é fácil tomar decisões a partir de dados? Obter essas informações pode parecer difícil, mas com uma ferramenta eficiente é possível colhê-los em menor tempo do que se essa atividade fosse realizada de forma manual.

Com o apoio da tecnologia é possível obter informações precisas e com a segurança desejada, em tempo real. Aposte na jurimetria para uma atuação mais inteligente e ganhe mais tempo e eficiência para alçar voos cada vez mais altos.

Quer saber como uma plataforma de jurimetria funciona na prática? Conheça a plataforma Data Lawyer Insights e saiba como os dados podem transformar a sua atuação jurídica!

(Software Jurídico)

Juntamos experiência e inovação. Somos mais do que uma plataforma de Gestão Jurídica, somos um hub de tecnologia. Acreditamos em uma advocacia orientada a dados.

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Preencha os campos obrigatórios para enviar o comentário. (marcados com *)

2 × três =