O que é Jurimetria e qual sua aplicação em escritórios de advocacia?

jurimetria-o-que-e
Tempo de leitura: 4 Minutos

A Jurimetria é a estatística aplicada ao direito, que permite uma análise mais simples e direta de cada resultado, processos, decisões e fatos jurídicos. Através dessa ferramenta é possível identificar padrões e atacar a causa raiz dos conflitos com maiores chances de sucesso.

A utilização desses recursos acontece a partir do misto direito + estatística, mensurando os fatos relacionados aos conflitos, para antecipar cenários e planejar os próximos passos.

Ou seja, através da Jurimetria é possível analisar decisões, peças e outros dados presentes nos bancos de dados dos Tribunais. Esse recurso promete transformar a forma como advogados tomam decisões e formulam as suas defesas.

A aplicação da Jurimetria nas decisões assertivas

A tecnologia no mundo jurídico é uma realidade e inúmeros escritórios já estão se adaptando a isso, especialmente no que diz respeito aos volumes de processos e a demanda para análise quantitativa dessas informações.

Todo advogado sabe que a Jurisprudência, além de ser uma fonte do Direito, é uma diretriz essencial para a sua atuação.

A partir disso, a Jurimetria veio como forma de melhorar ainda mais o modo de pesquisa, decisões e bons resultados. Nascida a partir do Legal Analytics, um conjunto de tecnologias que viabiliza a análise jurídica baseada em dados, ela se torna uma das técnicas indispensáveis para a advocacia.

O Legal Analytics é determinante para elaborar estratégias processuais com mais efetividade, cruzando informações de padrões de processos, suas respectivas causas com o perfil de cada litigante.

Dessa maneira, é possível identificar padrões para a melhoria da operação de um departamento jurídico, traçando uma linha de ação maior e com mais chances de sucesso.

Por meio dessas tecnologias, que utilizam recursos de Inteligência Artificial e Big Data, o advogado consegue analisar as informações e escolher caminhos que sejam mais interessantes para os objetivos do cliente.

A Jurimetria pode ser aplicada, por exemplo, no tempo de duração de um processo, ou em um marco processual; na propensão de um réu aceitar um valor proposto em audiência ou na decisão que será proferida por determinado juiz.

São essas estatísticas que permitem tomadas de decisões assertivas!

Quais os benefícios da Jurimetria para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos?

Profissionais que podem ser considerados verdadeiros especialistas em um assunto são aqueles que une, dados e tecnologia ao conhecimento teórico. São esses que tendem a prosperar e ganhar mais causas, considerando o novo momento da advocacia.

Anteriormente, os advogados não estavam habituados a tomar decisões a partir de dados, afinal, eles nem existiam ou o acesso não era facilitado como hoje.

Porém, os dados são insumos, e não a resposta final para um processo. Por isso, a expertise para saber interpretar e utilizar é o que diferencia muitos profissionais.

Em um certo momento o escritório de advocacia ou departamento jurídico deixarão de se preocupar apenas com um processo e passarão a querer conquistar objetivos em longo prazo.

Logo, a Jurimetria influencia na estratégia de negócios e se torna uma ferramenta essencial para eles.

Sabendo disso, separamos algumas boas práticas da Jurimetria para os escritórios e os benefícios advindos da sua utilização:

Identificação de tendências

A empresa Gartner realizou uma pesquisa e obteve a seguinte informação: escritórios de advocacia e departamentos jurídicos que usam a análise de dados como fundamento das suas decisões, mostram uma qualidade maior no trabalho desenvolvido e uma redução de custos significativa.

Como estratégia de negócios, a Jurimetria pode oferecer uma robusta identificação de tendência de decisões.

Esses dados contribuem facilmente para o planejamento da empresa e dos clientes, conseguindo gerir melhor os riscos e se preparar, de forma prévia e eficaz, para lidar com processos que surgirão.

Um sistema informativo e probabilístico que acesse banco de dados do Poder Judiciário, conseguirá analisar centenas de petições, decisões e sentenças, cruzando os dados e informações, identificando padrões e tendências.

A partir dessa identificação, o advogado consegue se posicionar de forma mais competitiva e planejar todo o seu trabalho para que o ganho seja previsível e possível, atendendo com mais excelência as necessidades legais dos clientes e empresas.

Informações estratégicas sobre o mercado

Apesar da crise econômica no Brasil, a competitividade entre empresas permanece forte, e extrair insights sobre o setor em que a empresa atua é essencial para qualquer negócio que deseja se sobressair nesse período de instabilidade.

Realizar uma análise de mercado é necessário em todos os âmbitos e para qualquer nicho. Afinal, é preciso saber informações sobre onde você irá atuar, certo?

Por isso, um dos grandes benefícios da Jurimetria para escritórios e departamentos jurídicos é a possibilidade de exercer uma advocacia competitiva e assertiva.

A Jurimetria permite captar essas informações em primeira mão, com um grande diferencial: elas são estratégicas e podem ser usadas de maneira eficaz para obter, por exemplo:

  • Quantitativo de processos distribuídos por tipo de atividade econômica;
  • Volume dos tipos de decisão por atividades econômicas;
  • Valores médios por atividade exercida;
  • Valores de causa, condenação, custas e acordo.

Certamente esses dados permitem uma análise diversa e mais rica que levarão as discussões para além da argumentação, convergindo para um campo estratégico do Direito.

Informações sobre as decisões dos juízes

O Brasil conta hoje com mais de 80 milhões de processos judiciais ativos. É impossível gerenciar todas essas informações sem o apoio de uma tecnologia da informação e da estatística. 

A estatística pode se subsidiar com o cruzamento de dados para permitir visualizar cenários jamais imaginados, assim como as informações sobre as decisões dos juízes:

  • Duração de processos por juiz;
  • Valores de condenação;
  • Valores de acordo;
  • Deferimento de pedidos.

Ao compreender como os juízes estão julgando a partir das leis, é possível entender se será possível ou não alcançar o resultado almejado e quais serão os obstáculos enfrentados.

O resultado pode alterar totalmente a estratégia de condução de um caso a partir do perfil decisório de um juiz, colocando o advogado em um situação muito privilegiada.

Conhecer as probabilidades de ganho da causa e valores

É algo comum nos escritórios de advocacia, clientes ficarem preocupados com o êxito e perguntarem se seu caso se trata de uma “causa ganha” ou não.

Afirmar que uma causa é ganha em um primeiro momento, sem dados que comprove isso, não é uma atitude recomendada. Para coletar as informações necessárias, muito trabalho pode ser direcionado ao advogado.

Os dados estruturados nos sistemas disponibilizados pelo poder Poder Judiciário, muitas vezes, não permitem uma pesquisa mais avançadas para suporte de decisões.

Assim, a Jurimetria entra para buscar essas informações nos próprios documentos de uma forma mais precisa, oferecendo variáveis que sugerem a chance de ganho ou o valor ideal de um acordo.

Por isso, os advogados sempre devem alertar aos clientes sobre as chances de êxito, riscos que uma ação judicial oferece e utilizar o melhor da tecnologia para que isso seja possível.

A Jurimetria como alicerce para a advocacia baseada em dados

Reproduzir gráficos não é algo tão complicado, existem inúmeras ferramentas que podem ajudar. O difícil é obter uma informação precisa e correta com a segurança desejada.

Tudo isso depende igualmente de um capital humano e do uso da melhor tecnologia que permite uma visão analítica para os advogados.

O acesso a dados extremamente detalhados e confiáveis permite traçar estratégias mais assertivas. As decisões baseadas em dados é um pilar da advocacia 4.0.

Dessa maneira, a Jurimetria pode ser considerada como um alicerce para esse futuro do mundo jurídico!

Dessa maneira, a aplicação da Jurimetria na rotina do advogado faz com que ele disponha de mais tempo para direcionar às suas atividades intelectuais, já que as tarefas burocráticas ficam a cargo das soluções tecnológicas.

O altíssimo nível de informações reais e valiosas sobre processos ativos, legado e concorrentes geram vantagem competitiva para o escritório de advocacia ou departamento jurídico.

A advocacia passou por inúmeras mudanças e o advogado que consegue seguir a onda tecnológica tem uma maior chance de se destacar no mercado e sair na frente da concorrência! Para saber mais sobre como a Jurimetria pode ser aplicada no seu escritório ou departamento jurídico, clique aqui.

(Software Jurídico)

Juntamos experiência e inovação. Somos mais do que uma plataforma de Gestão Jurídica, somos um hub de tecnologia. Acreditamos em uma advocacia orientada a dados.

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Preencha os campos obrigatórios para enviar o comentário. (marcados com *)