Guia definitivo de redes sociais para advogados: qual a melhor?

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As redes sociais se tornaram espaços muito importantes dentro da internet e dessa forma, elas são uma ótima oportunidade para que os advogados possam colocar suas estratégias de marketing jurídico em ação.

São várias as possibilidades de criar conteúdo relevante para as pessoas que buscam por informações jurídicas de forma descomplicada e direta. Sendo assim, torne-se referência e saiba como se aproximar de seu público através das redes sociais enquanto faz um marketing eficaz e que verdadeiramente gera resultados.

Qual seria a melhor rede social para advogados?

Segundo estudo realizado em uma parceria da Hoopsuite com a We Are Social, o Brasil é o segundo país a ficar mais tempo conectado, estando atrás apenas das Filipinas.

Os brasileiros costumam ficar mais de nove horas por dia conectados, sendo assim, é necessário focar em seu negócio para analisar qual a melhor rede para estar inserido e consequentemente conseguir criar um conteúdo de qualidade para seus seguidores.

Em meio às redes sociais, não existe uma que seja ideal para advogados ou que seja mais indicada. Tudo depende das suas metas, objetivos e de seu público. Por isso, antes de definir quais redes é a melhor para o seu negócio, faça um bom planejamento de marketing digital!

Que tal analisar todas as redes para ver aquela que melhor se enquadra ao seu negócio? Listamos abaixo alguns argumentos para ajudar você a definir o seu posicionamento. Confira:

Facebook

Apesar de uma queda em sua popularidade, o Facebook continua sendo a maior rede social do mundo, segundo pesquisa da Opinion Box, 94% dos internautas possuem conta na rede.

Algumas mudanças no algoritmo do Facebook fizeram com que o alcance orgânico (não pago) tenha diminuído, mas mesmo assim a rede continua sendo vantajosa já que a maioria das pessoas, independentemente de seu público alvo, possuem um perfil nela.

Ou seja, postagens que geram engajamento com o público (comentários, curtidas e compartilhamentos) mantêm-se como a melhor maneira de obter bons resultados nessa rede.

Instagram

O Instagram está em constante ascensão e é a segunda maior rede social no Brasil. Com um grande apelo visual, é importante criar um cronograma de postagens de acordo com seu público e manter uma constância.

Em seguida, o stories é outra função bastante útil e importante dentro do Instagram. Crie listas de melhores amigos, compartilhe enquetes, mostre a sua rotina do trabalho e abra espaço para dúvidas. As respostas dos seguidores aumentam a interação, geram engajamento e consequentemente a fidelização.

Se o seu público alvo está abaixo dos 40 anos, o Instagram é uma ótima rede para estar presente. Isso porque 65% dos usuários cadastrados possuem menos de 34 anos.

Twitter

Os usuários do Twitter gostam de receber atualizações em tempo real de seus assuntos preferidos. Com textos curtos de até 280 caracteres, a informação é passada de forma rápida e direta.

Com grande poder de engajamento e interação, o Twitter busca conectar pessoas e marcas, trazendo uma maior proximidade entre eles.

Ou seja, uma dica para o advogado que deseja bombar o seu perfil é utilizar a rede para comentar notícias e assuntos relacionados a sua área do Direito. Também é uma grande oportunidade para identificar tendências do mercado jurídico.

Youtube

O Youtube possui um espaço maior para a criação de conteúdos mais completos e elaborados. A dica aqui é escolher um segmento para abordar e se tornar um especialista no assunto.

Um ótimo exemplo para ser seguido nesse primeiro momento, é acompanhar advogados que já possuem uma estratégia formada. O advogado Rodrigo Padilha, aproveitou as oportunidades da rede para dar dicas de como alavancar a carreira na advocacia e já possui mais de 1 milhão de inscritos.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social com uma linguagem mais formal, voltado para profissionais e empresas. É o espaço ideal para advogados que trabalham em áreas empresariais ou relacionadas, sendo um canal direto de comunicação com gestores e uma ótima possibilidade de mostrar seu trabalho e conseguir uma contratação. A rede perfeita para network!

“Mas e o WhatsApp?”

Mesmo sendo um aplicativo de mensagens instantâneas e não uma rede social propriamente dita, o Whatsapp também pode ser uma boa ferramenta de Marketing para advogados.

Utilize a sua lista de contatos para fidelizar clientes e até prospectar novos negócios, enviando notícias e conteúdos relevantes e mantendo o público bem informado. No entanto, respeite os seus contatos e não os insira em grupos na qual eles não desejam.

Quais as formas de produção de conteúdo e o que postar?

Muitos advogados têm receio quanto o que postar, já que tanto o Provimento 94/00 da OAB quanto o Código de Ética determinam que a publicidade na advocacia é permitida, desde que o conteúdo veiculado através dela seja meramente informativo.

Nesse caso, na hora de pensar em suas estratégias nas redes sociais, o advogado além de se atentar para que o conteúdo seja informativo e não comercial, deve elaborar postagens que engajem, trazendo um conteúdo útil e com dicas válidas.

Acompanhe algumas dicas para criar conteúdo relevante:

1. Crie posts explicativos

Utilize as redes sociais para informar e educar o seu público já que a maioria das pessoas não conhecem os conceitos do Direito e da legislação.

Primeiramente, explique fundamentos básicos de funcionamento e informe as mudanças ocorridas na legislação como forma de atrair e engajar. Mas sempre de forma curta, resumida e direta.

2. Promova discussões

É comum que as mudanças na legislação geram muitas dúvidas entre os seus clientes. No entanto, essa pode acabar sendo uma ótima oportunidade para promover debates, engajar o público e deixar você ou seu escritório de advocacia como formadores de opinião.

Um post que fizemos no Instagram da Data Lawyer, sobre a aplicação do Exame de Ordem da OAB é um bom exemplo disso, não deixe de conferir para se inspirar!

3. Vire autoridade

Confiança é algo essencial na advocacia! Por isso, posicionar e promover o escritório ou o advogado como autoridade em uma determinada área do Direito é uma ótima forma de manter um bom relacionamento com seus potenciais clientes.

Um bom exemplo de como as redes sociais te ajuda a ser autoridade na sua área são os posts diários que a advogada e professora, Camilla Pinheiro, faz em seu instagram. De forma simples, ela mostra a sua rotina, seus trabalhos, dá dicas e muito mais. Para você que deseja se inspirar, essa é uma ótima oportunidade!

4. Inspiração e motivação

Os posts com inspirações e conteúdos motivacionais podem ser uma ótima maneira de atrair e estimular a contratação de serviços jurídicos.

Cuidados a serem tomados

Apesar de ser um espaço com bastante visibilidade é importante lembrar que nem tudo deve ser postado nas redes sociais. O conteúdo não pode gerar desconforto para os seus seguidores, já que toda manifestação pública, conscientemente ou não, acaba refletindo na sua imagem profissional.

É necessário ter cautela, pois conteúdos sobre sua vida pessoal e com opiniões polêmicas podem refletir mal com seu público alvo.

Sendo assim, revise todo conteúdo antes de postar, separando sua vida pessoal da profissional dentro das redes sociais.

Redes sociais para advogados: esteja sempre atualizado!

Como podemos ver, não existe uma rede social que seja mais indicada para advogados. Isso vai de acordo com os objetivos de cada um. No entanto, o importante é manter uma produção de conteúdo constante e de qualidade, sendo coerente com o seu perfil e a plataforma escolhida.

Por meio das estratégias de marketing jurídico, as redes sociais podem se transformar em ótimos meios para fortalecer a sua imagem como advogado e/ou escritório e ainda atrair clientes. Se mantenha atualizado, seja ativo nas redes sociais e consiga mais clientes!

(Software Jurídico)

Juntamos experiência e inovação. Somos mais do que uma plataforma de Gestão Jurídica, somos um hub de tecnologia. Acreditamos em uma advocacia orientada a dados.

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