Secretária de advogado: como fica com a chegada da tecnologia?

secretaria-de-advogado

As funções de uma secretária de advogado não se resumem apenas a um apoio executivo, mas também a uma parte essencial para o complemento e desenvolvimento do seu escritório.

Assim como a advocacia, a profissão também evoluiu, ganhou curso superior e deixou de ser exercida apenas por mulheres.

Contar com uma pessoa qualificada para esse tipo de trabalho pode trazer uma série de benefícios inimagináveis para o escritório, principalmente no quesito de organização, atendimento e fidelização de clientes.

Sabendo da sua importância para os departamentos jurídicos, preparamos um conteúdo especial para ajudar a melhorar o atendimento de maneira estratégica investindo nessa profissional!

Paula Sestini

 

Conversamos com a Paula Sestini, secretária em mais de 20 anos de carreira e hoje empreendedora, sobre as mudanças ao longo dos anos, novas tecnologias, evolução da advocacia e pedimos dicas para que o escritório transforme o trabalho dessa profissional em algo mais estratégico e menos monótono.

O perfil da secretária de advogado não é mais o mesmo

Independentemente do tamanho do seu escritório, alinhar as atividades com a pessoa responsável pelo atendimento aos clientes constantemente, e tornar isso um hábito, é fundamental para aumentar a produtividade.

Porém, é necessário entender que o perfil da secretária não é mais o mesmo. Hoje, além de cuidar da agenda do advogado, é possível até mesmo criar diferencial competitivo com o seu atendimento.

Anteriormente, a atividade de secretariado era limitada a atender telefonemas, fazer anotações, transmitir recados e administrar a agenda do advogado. A rotina era voltada principalmente para as atividades operacionais, importantes para o pleno funcionamento do escritório.

Atualmente, isso mudou para melhor. A secretária de advogado hoje também é conhecida como secretária executiva (ou secretário executivo) e exerce um papel mais estratégico.

Esse novo modelo tornou o relacionamento com o cliente uma questão mais pessoal. A secretária é responsável por humanizar o atendimento e isso pode ter um impacto positivo para a aquisição de clientes.

É por isso que o profissional dessa área deve ter o mesmo tratamento dos demais colaboradores.

A mudança também acontece por parte do escritório

De nada adianta saber que o papel da secretária executiva se moldou à nova advocacia, se a mudança não ocorrer dentro do seu escritório.

Para atender às novas necessidades, é fundamental que a conduta desse profissional seja compatível com a cultura do negócio.

As qualidades técnicas desejadas variam conforme a atuação do escritório. Porém, é muito importante que você, como advogado e gestor, inspire confiança e deixe claro que ela precisa assumir responsabilidades e se comprometer com as metas de crescimento do escritório.

Listamos algumas ações importantes nesse sentido:

  • Investimento em treinamentos, cursos e palestras;
  • Inserir a sua secretária nas metas do escritório;
  • Criar metas individuais para ela, como a diminuição do tempo de atendimento;
  • Ter disposição para ensinar e dar feedbacks recorrentes;
  • Incluir a profissional no plano de carreira do escritório;
  • Demais ações que façam a profissional se sentir valorizada.

Para que isso aconteça assertivamente, um dos papéis do gestor é oferecer opções automatizadas de trabalho!

Ofereça formas de agendamento e comunicação tecnológica

Um item indispensável para aumentar a produtividade do cargo de secretariado é definir formas de agendamento e comunicação muito bem alinhadas. Isso significa ter um processo padrão para dúvidas, recados e agendamento de compromissos.

A pessoa que coloca esse processo em prática é sua secretária ou secretário, mas quem precisa definir a forma como isso vai acontecer é você.

A melhor maneira de fazer isso é utilizar uma plataforma que conecta tudo em apenas um lugar: tarefas, agenda, documentos, cadastro de clientes, lançamento de atividades, comunicação e aquilo que envolve a relação do advogado com o responsável pelo atendimento.

Vale lembrar que a transformação digital iniciou uma corrida para utilizar novos modelos de negócios. Nesse cenário, estar em conformidade com a digitalização é fundamental para que os escritórios consigam prosperar e serem pioneiros em suas áreas no futuro.

A Pesquisa de Negócios Digitais de 2018 da IDG1 mostra que os principais objetivos das empresas ao se digitalizar são: melhorar a eficiência de processos (64%), criar melhores experiências para os clientes (58%) e melhorar a produtividade dos colaboradores (50%).

Sendo assim, é preciso reforçar que a Inteligência Artificial e a transformação tecnológica não vão substituir a função da secretária, muito pelo contrário. O uso da tecnologia e o esforço de aprendizado por parte da profissional pode oferecer um crescimento maior e um alcance de lugares e cargos mais altos!

O futuro da advocacia já é uma realidade que vem ganhando cada vez mais espaço. É notável que houve uma evolução no perfil da secretária de advogados e que o escritório também precisa evoluir seu mindset sobre isso!

(Software Jurídico)

Juntamos experiência e inovação. Somos mais do que uma plataforma de Gestão Jurídica, somos um hub de tecnologia. Acreditamos em uma advocacia orientada a dados.

0 I like it
0 I don't like it

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

3 + um =