6 sinais de que você precisa de um software jurídico no seu escritório

sinais-que-voce-precisa-de-um-software-juridico
Tempo de leitura: 4 Minutos

Todo escritório de advocacia que preza em se modernizar, acompanha a evolução do Judiciário e das novas ferramentas que surgem no mercado para otimizar e automatizar suas atividades. Diante deste cenário, surge a necessidade de conhecer melhor sobre um software jurídico.

Mas como identificar o momento certo para investir?

É com o surgimento de problemas na gestão financeira? Na necessidade de aumento da carteira de clientes? Na quantidade de andamentos processuais e publicações que são acompanhadas manualmente?

Os sinais são diversos, afinal, cada escritório possui suas especificidades. Mas diante de décadas de experiências com os clientes do Grupo Aviso Urgente, podemos afirmar que muitos advogados esperam até que haja uma crise antes de buscar uma solução.

Como evitar passar por esses desafios?

O atual cenário jurídico e a necessidade de evolução

De acordo com pesquisa realizada pela OAB, hoje são 1,16 milhão de profissionais inscritos na ordem, um para cada 190 habitantes.

Além do elevado número de cursos ofertados, a busca por um trabalho “seguro” a partir dos concursos públicos, que estão em falta no país, e a crise econômica, que afetou e ainda afeta o mercado, estão impactando a carreira do advogado, que vem passando por grandes mudanças.

Mudanças essas que acontecem, principalmente, por conta da tecnologia.

É por isso que enxergar a tecnologia como aliada é essencial em tempos da transformação digital que o Direito e o Jurídico vem sofrendo. Por isso, 86% dos executivos já estão preparando seus colaboradores para essa digitalização.

Diante todo esse cenário, o primeiro passo para inserir seu escritório na advocacia 4.0 é reconhecer as necessidades de investir na automação.

“Mas eu preciso mesmo de um software jurídico para o meu escritório?”

Se você se identificar com a maioria das afirmações abaixo, a resposta é: SIM!

Sinais que você precisa de um software jurídico de gestão

Gasta tempo demais com atividades manuais e repetitivas

Sabemos que em um escritório são várias as atividades feitas manualmente, mas que poderiam muito bem serem automatizadas. Você deve estar imaginando algumas delas neste momento, certo?

Se o seu escritório é segmentado em áreas como uma empresa, ele já está no caminho certo para a modernização.

Mas como anda a distribuição das atividades entre os colaboradores? Existem muitas pessoas atuando no mesmo processo? Há muitas atividades para os estagiários por falta de tempo dos demais?

Se cada etapa de uma atividade demanda tempo demais e isso atrapalha a produtividade, esse é o primeiro sinal que o seu escritório precisa de um sistema jurídico.

Pensando nisso, o Data Lawyer Manager permite que os atendimentos sejam realizados de forma mais prática. Saiba que 80% das atividades que envolvem delegações de tarefas são facilitadas quando organizadas por prazo de entrega e grupos de trabalho.

Além de melhorar o fluxo de tarefas, o software contribui para a otimização da comunicação entre os advogados e demais colaboradores. Dessa maneira, todas as atividades podem ser controladas no sistema.

Na prática, o sistema adotado precisa permitir o gerenciamento das atividades, com distribuição de tarefas e integração das informações em um único local!

Não confia no monitoramento processual feito apenas no site dos tribunais

Realizar o acompanhamento processual do escritório manualmente é trabalhoso e muito arriscado. Afinal, é muito comum que alguma informação importante passe despercebida.

Acompanhar todos eles, um por um, nos portais dos tribunais demanda muito tempo que poderia ser utilizado para outras atividades, como a busca por novos de clientes ou questões jurídicas de um caso em andamento.

Quem faz isso, sabe: confiar no monitoramento processual feito apenas no site dos tribunais é perigoso.

É preciso considerar que o seu escritório precisa de segurança para algo tão importante e valioso. Por isso, escolha sistemas que utilizam inteligência artificial, um recurso extremamente seguro, para fazer esse monitoramento.

O Data Lawyer Manager leva o controle de prazos processuais muito a sério e conta com módulos avançados para garantir que tudo ocorra corretamente e na data precisa.

A partir do prazo, você pode registrar as atividades no sistema, designar responsáveis para elas e receber notificações e alertas para a execução das tarefas. Sendo possível não ter somente o controle das suas publicações, mas também dos processos, honorários e atividades dentro de uma plataforma só.

A Drª. Caroline Navarro explicou passo a passo de como esse monitoramento é realizado no Data Lawyer Manager. Se interessou? Não deixe de assistir o vídeo abaixo:

E assim, você ganha agilidade nas análises, redução de custos de locomoção ao fórum para consultar andamentos, custos do processo e do tempo de espera. Aumenta a produtividade e, é claro, melhora sua gestão!

Perde prazos constantemente

Perder prazos pode ir muito além de um prejuízo financeiro. O advogado pode ser responsabilizado civilmente quando causar danos aos seus clientes pela perda de prazos judiciais.

Caso o advogado provoque a derrota judicial de um cliente por não ter cumprido suas obrigações a tempo, estará sujeito a pagar indenização por danos morais ou materiais, e acredite isso não é algo incomum.

Independentemente do tamanho do seu escritório ou se ele conta com dez ou cem processos, organizá-los e fazer o acompanhamento é necessário para não perder prazos.

Segundo matéria da LexPrime, com a modernidade e a tecnologia, processos automatizados se tornam uma realidade comum em todas as áreas, inclusive na jurídica.

Um dos benefícios da automatização é consultar intimações e publicações em ferramentas on-line sem sair do escritório. E o melhor: é possível enxergar o seu processo como um todo, condizente com a rotina do seu escritório!

Por isso, o módulo de processos do Data Lawyer Manager pode ser integrado com o módulo agenda, facilitando essa ação.

Crie uma atividade de acompanhamento de processos parados a cada 3 ou 6 meses, por exemplo, para ser informado se houve ou não atualizações e se é necessário despachá-lo com o juiz.

Podemos ter como exemplo também os processos que foram encerrados e que estão apenas aguardando o alvará, mas que ficam parados por muito tempo por falta de acompanhamento.

Ou seja, não é mais preciso buscar pelas atualizações acessando os sites dos tribunais um por um, o software se adapta completamente à sua rotina.

Não possui a organização necessário do escritório

Você também perde muito tempo organizando as informações em planilhas que precisam ser alimentadas diariamente sempre que uma informação entra ou sai?

Ou, então, passa horas enviando e-mails com pedidos e orientações para a equipe, tentando controlar as agendas e atividades de todos?

Se esse é um cenário comum, você precisa organizar suas atividades urgentemente!

Uma maior organização e, consequentemente, maior ganho de produtividade são requisitos mínimos que um software jurídico deve oferecer.

As etiquetas personalizadas são o grande diferencial do sistema. Por meio delas, você pode se organizar da maneira que fizer mais sentido para você e para o seu escritório

Com o tempo organizado, os advogados podem focar, então, nas suas atividades intelectuais. Afinal, se tudo está organizado dentro da sua rotina, sobrará mais tempo para produzir mais!

Perde reuniões e eventos importantes

Como estamos falando de organização, não podemos deixar de citar o uso da agenda, um dos acessórios mais importantes para os advogados.

No entanto, o que vem crescendo nos últimos anos é a necessidade dos advogados em ter um controle maior de todas reuniões, eventos e demais compromissos.

Agendas de papel e aplicativos simples não suprem mais a necessidade dos advogados e se mostram limitadas a tudo que um sistema poderia oferecer.

Organizar os compromissos deveria ser algo fácil, porém, com demandas altas e reuniões a todo vapor, o que acontece é, justamente ao contrário: perda de prazos, compromissos e reuniões importantes.

Imagine: definir as prioridades da semana? Saber tudo que delegou para a equipe? Listar as tarefas pendentes dos processos em um local que integre todas as suas necessidades?

Isso seria facilmente realizado com uma ferramenta automatizada que contenha a agenda integrada com outros módulos, como o Data Lawyer Manager.

Além disso, o sistema emite alertas e lembretes para que você não se esqueça de nenhum compromisso importante. O lembrete é enviado por e-mail para o advogado, para as partes e para quem está inserido dentro do compromisso.

Precisou de informações antes de entrar em audiência e não conseguiu

Possivelmente, isso já aconteceu com você alguma vez. Precisar de informações e não encontrar o arquivo no celular ou na pasta física antes de entrar em audiência, causa um frio na espinha, não é?

Esse é um sinal que não pode ser ignorado! A boa notícia é que um software jurídico é seu aliado até mesmo fora do escritório.

Assim, quando estiver no Fórum prestes a entrar em uma audiência, ou a caminho de uma reunião com o cliente, o advogado pode facilmente consultar qualquer dado do processo, já que o sistema é hospedado em nuvem.

O Gartner, empresa mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, prevê que 75% de todos os bancos de dados de uma empresa serão implantados ou migrados para uma plataforma baseada em nuvem até 2022.

Ou seja, o recurso de mobilidade, acesso a qualquer momento e em qualquer lugar com apenas o uso da internet, já é uma realidade.O advogado pode se conectar ao andamento de processos, dados dos clientes e demais informações relevantes

As principais transformações digitais estão ocorrendo na nuvem. Sua empresa não vai ficar fora dessa, não é mesmo?

Percebeu como um software jurídico é necessário?

Agora, se esses 5 sinais são recorrentes na sua rotina, é a hora de migrar para uma solução tecnológica.

Esse número mostra o quanto os advogados já consideram essas ferramentas como essencial para a sua rotina.

Mesmo assim, o processo de encontrar uma solução pode ser assustador, mas é algo que realmente vale o investimento e os retornos são mensuráveis.

Fizemos um guia completo para apoiar você na hora de selecionar o sistema que trará mais agilidade e performance ao seu trabalho. Baixe gratuitamente, clicando aqui, ou na imagem abaixo:

Fizemos um guia completo para apoiar você na hora de selecionar o sistema que trará mais agilidade e performance ao seu trabalho, clique aqui para acessar.

Você também quer melhorar a gestão do seu escritório? Converse sem compromisso com um dos consultores da Data Lawyer e conheça os benefícios de usar o melhor software jurídico do mercado.

(Software Jurídico)

Juntamos experiência e inovação. Somos mais do que uma plataforma de Gestão Jurídica, somos um hub de tecnologia. Acreditamos em uma advocacia orientada a dados.

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Preencha os campos obrigatórios para enviar o comentário. (marcados com *)