Software jurídico gratuito é a melhor opção para o advogado?

software-juridico-gratuito-melhor-opcao

A dúvida entre utilizar um software jurídico completo e um software jurídico gratuito é muito comum entre os profissionais que desejam mudar para o novo, adentrando na nova onda de inovação que chegou na advocacia.

Um software jurídico é, sem dúvidas, um grande aliado nos escritórios de pequeno porte, que desejam crescer; de médio porte, que almejam estruturação de pessoal e processo e para aqueles que mesmo com um bom mercado de trabalho, querem continuar oferecendo o melhor ao seu cliente, com automação e facilidades.

A pergunta que não quer calar, então, passa a ser: vale a pena contratar um sistema gratuito?

Para que você entenda como essa aquisição é um investimento, e não apenas um gasto, separamos alguns critérios que necessitam de atenção antes de contratar um software jurídico gratuito. Para saber mais, continue a leitura e compare!

Utilizar um software jurídico gratuito vale a pena?

Se a sua intenção é expandir o seu escritório de advocacia ou estruturar os departamentos e organizá-los, é preciso investir em um sistema adequado.

Para todas as atividades e obrigações do dia a dia de um profissional com a agenda cheia, como a de um advogado moderno, é preciso contar com um sistema que te ajude a otimizar seu trabalho desde já.

Vamos confirmar se um software jurídico gratuito será a sua melhor aposta?

Você entende as suas necessidades?

Muitos profissionais ao pensar em buscar um software jurídico no mercado, consideraram como exclusividade o fator econômico, deixando de pensar se essa solução atenderá às suas necessidades.

Ao fazer essa escolha, o seu negócio pode sofrer consequências a longo prazo e desestruturar todo o futuro que você previa para o seu escritório.

Quando você investe em um software jurídico, não faz isso apenas da maneira econômica, investe também em personalização e adaptabilidade do sistema, uma vez que ele contribuirá para:

  • Otimização das tarefas;
  • Aumento da produtividade dos seus colaboradores;
  • Qualidade nos serviços prestados;
  • Aumento da satisfação dos seus clientes e muito mais!

Já em um software gratuito todos esses âmbitos serão construídos de forma generalizada, buscando atender ao maior número de pessoas, e, caso deseje alguma melhoria mais eficiente, será cobrado por isso.

Por isso é necessário fazer um levantamento das necessidades do seu negócio, utilizando essas informações como ponto de partida para uma escolha eficaz, sem arrependimentos e custos maiores.

Os dados ficam nas mãos de quem?

Softwares gratuitos dificilmente darão a você um controle eficiente dos dados da sua empresa, e quando isso acontece o acesso será apenas o básico, muitas vezes sem a possibilidade de armazenamento e acesso remoto.

A organização e o acesso dessas informações também deve ser levado em consideração.

Pensando em gerar mais espaço na memória do seu computador e celular, softwares armazenados em redes web permitem organizar essas informações, onde quem decide o acesso às informações é você!

Em softwares jurídicos a segurança dos seus dados é muito maior. A capacidade do software em reunir todos os dados dos clientes do escritório, processos, prazos e documentos e armazená-los em nuvem é uma realidade.

O resultado vai além de toda organização. Há uma grande necessidade comum de acessar informações durante reuniões em clientes ou ainda a caminho de audiências. Ter os dados todos em mãos e com segurança, é imprescindível.

Você possuirá um suporte para te atender?

Ao utilizar um software jurídico gratuito, como o sistema é ofertado a custo zero, não possuem obrigação em oferecer um suporte especializado para te atender, por isso os problemas muitas vezes precisam ser solucionados pelo próprio usuário.

Ter recursos limitados pode ser algo que a sua empresa não se importe muito, mas isso se difere de não ter um atendimento prontificado durante o uso.

Problemas e erros acontecem em todo e qualquer sistema, contar com um suporte faz toda diferença.

Aposte em softwares que possuam essa especificação como prioridade alta, contando com chat online e profissionais prestativos, disponíveis para toda e qualquer situação.

Um bom suporte pode te ajudar a encontrar novas utilidades para as funcionalidades oferecidas, descobrir formas de melhorar e otimizar o seu uso e, é claro, te ajudar a sanar dúvidas e resolver problemas.

O preço é, realmente, um empecilho?

Vamos adentrar ao tema mais polêmico da discussão: o preço zero é a melhor opção?

Antes de qualquer investimento é preciso pensar estrategicamente. Comparar quais serão os seus ganhos e limitações que acompanham o custo zero é preciso.

Pensamentos como “apenas a utilização de uma planilha basta acontecem”, porém, optar por um sistema completo onde serão oferecidos acesso online, segurança de dados, alertas e notificações, cadastros de compromissos, agenda online e relatório unificados ainda é a sua melhor opção.

O custo só passa a ser um empecilho para o seu escritório quando o valor do investimento não é enxergado.

Quando falamos em “valor”, podemos citar todas as questões levantadas acima como uma proposta de agregar o melhor ao seu escritório. Pense nisso!

Leitura recomendada: os segredos da boa gestão de um escritório de advocacia.

Conclusão

Como você já deve ter presenciado, é comum encontrar inúmeras opções de sistemas na internet que propõem melhorar a gestão do seu escritório de advocacia.

O grande diferencial entre um sistema completo e um gratuito está nas ferramentas e ações oferecidas, assim como à sua aplicabilidade e praticidade.

Os softwares que oferecem melhores atribuições, diferentemente dos gratuitos, trazem benefícios partindo da ideia de mobilidade e automação, permitindo um controle maior e mais seguro de tudo aquilo que está acontecendo no seu escritório, basta ter acesso à internet.

Neste contexto, a gestão do tempo se torna um ponto-chave. Os gratuitos são rapidamente descartados dos escritórios por não atenderem as necessidades, já a outra opção, oferece eficiência, ganho de produtividade e inúmeros benefícios.

Decidir entre um software jurídico gratuito e uma solução completa não é tão simples. Muito mais do que apenas o preço, outros quesitos devem ser levados em conta. Invista do que dê retorno a sua empresa e automatize as atividades do dia a dia!

Comentar com o Facebook

0 I like it
0 I don't like it

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *