Jovem advogado: é hora de investir em um Software Jurídico?

software-juridico-jovem-advogado

“Me formei! E agora?”. Após finalizar o curso de Direito, essa é a principal dúvida de muitos jovens advogados. Alguns se arriscam no empreendedorismo, outros em abrir uma sociedade de advogados, mas como conseguir uma boa organização logo em início de carreira?

O advogado que recém começou a sua atuação sente como é não controlar tantas tarefas, e entende que precisará mais do que os aprendizados da faculdade para levar o negócio a um bom patamar.

Com intenção de esclarecer dúvidas e ajudar jovens advogados, a Data Lawyer convidou a Advogada Samara Almeida, formada em 2017 em Direito pela UniEvangélica para uma entrevista.

Como o jovem advogado deve organizar suas atividades em início de carreira?

Alguns advogados em início de carreira ainda não percebem a importância de implantar técnicas e ferramentas de organização na gestão do seu escritório de advocacia.

A organização pode significar economia de espaço e tempo, dois pontos fundamentais para a saúde financeira de qualquer empresa, inclusive para advogados autônomos e de escritórios de pequeno porte.

E para atuar em um mercado saturado, os profissionais em início de carreira buscam formas não apenas de se organizar, mas de controlar e gerir o escritório, conquistar clientes, empreender e inovar.

O que deve ser feito para superar todos os desafios e ter um começo promissor? Para esclarecer um pouco mais sobre essa discussão, confira a entrevista:

1. Data Lawyer: Como foi a sua experiência pós-OAB e suas principais dificuldades?

Samara Almeida: Como recém formada me vi cercada de dúvidas, medos e anseios. Busquei sempre me informar sobre a melhor maneira de conseguir me organizar, conquistar uma boa carteira de clientes e fazer o meu nome na advocacia.

Algumas dificuldades foram “fáceis” de conseguir ajuda. Afinal, há inúmeros bons materiais em blogs e sites. Outras nem tanto, como acompanhar as publicações dos Tribunais, gerenciar os prazos e compromissos, ter controle financeiro e outras inúmeras atividades de uma advogada empreendedora.

Logo, comecei a pesquisar e colher informações de colegas com experiência para saber como iria otimizar meu tempo e focar no objetivo principal: a satisfação dos meus clientes.

“Não observar e ignorar as atitudes de outros advogados é não expandir o conhecimento e se fechar para um mar de novas oportunidades.”

Minha preocupação inicial era em como atrair os clientes e fidelizá-los. Assim que consegui seguir os primeiros passos, comecei a pensar em uma maneira de focar apenas na qualidade do meu serviço, o que considero ser a maior dificuldade para jovens advogados com tantas possibilidades oferecidas.

Por isso, pesquisar antes de investir foi a minha melhor opção!

2. Data Lawyer: Quais as principais necessidades de investimento para um recém-formado?

Samara Almeida: Após se formar, as prioridades mudam e o advogado passa a ter foco total em conseguir clientes, mostrar resultados e aplicar tudo aquilo que se aprende na faculdade.

Penso nas necessidades de um advogado divididos em três pontos essenciais: auto-divulgação, atendimento de ponta e o investimento em um Software jurídico e vou explicar essa afirmativa.

Como nenhum cliente cai do céu, é bom que haja uma boa divulgação do seu trabalho. Fiz isso de várias formas nas redes sociais: criei uma página no Facebook, tenho uma conta pública no Instagram onde compartilho meus trabalhos e descobertas, sou ativa no LinkedIn, marco presença em eventos. O investimento em marketing é vitalício.

“Em um mundo cada vez mais tecnológico, trazer inovações e tendências futurísticas para a advocacia é sinônimo de sucesso.”

Falando em formas de ser reconhecido por seus futuros clientes, um outro ponto a investir é no atendimento de ponta. Busque sempre inovar seus métodos e atender os clientes com dedicação e atenção, use sua condição de jovem advogado ao seu favor.

E por último, o investimento em um software jurídico foi a minha escolha certa e um divisor de águas para o começo de uma rotina cheia.

3. Data Lawyer: Como você decidiu investir em um Software Jurídico no início de carreira?

Samara Almeida: Há quem diga que é perca de tempo ter um sistema de gestão no início de carreira, usando como justificativa a ausência de volumosos processos para serem acompanhados, além de compromissos e controle financeiro escassos.

A priori, gostaria de deixar alguns questionamentos: mesmo com poucos processos, como você irá gerenciá-los? E seus compromissos? Como tem feito o acompanhamento de seus processos e os relatórios para seus clientes? E para estudar os entendimentos dos Tribunais e fundamentar suas peças?

Assim como eu fazia, a grande maioria dos advogados em início de carreira realiza tudo de forma isolada, entram diretamente nos sites dos Tribunais, e às vezes nem expede relatórios para os clientes, sem comentar a dificuldade de se copiar uma jurisprudência de alguns sites e formatá-las corretamente nas peças.

Quando optei pelo sistema de gestão, percebi que fiz a escolha certa, pois ser advogado é respirar prazos e viver de processos. Ao mesmo tempo, ganho em produtividade e bem-estar e isso reflete na maneira como atraio meus clientes e na credibilidade que passo para o mercado.

4. Data Lawyer: Qual foi o seu critério de escolha dentre tantas opções de mercado?

Samara Almeida: Procurei alguns softwares que atendesse todas as minhas necessidades e que fosse completo para a minha necessidade de crescimento. Foi quando conheci o Software da Data Lawyer.

Embora essa afirmação possa soar como um elogio, deixo claro que minha intenção é apenas propagar um meio que tem me auxiliado nessa jornada.

Com ele, pude organizar minha rotina em uma só plataforma. Abandonei o hábito de entrar em todos os processos que estavam em andamentos pelos sites dos Tribunais. Isso porque o sistema envia os andamentos automaticamente. Através da publicação também posso vincular minhas atividades, gerar relatórios para meus clientes, deixando cientes de todos andamentos.

Minha agenda continua virtual, porém no sistema. Por lá consigo agendar minhas tarefas e compromissos, bem como o tempo das atividades e ainda receber notificações antecipadas para não perder tal tarefa ou prazo.

O acervo jurídico do software foi outra área fundamental para mim. As jurisprudências são atualizadas constantemente, e isso me auxiliou em várias fundamentações e estudos de casos. Pude compreender o entendimento dos julgadores e melhorar minhas estratégias de defesa.

A área do financeiro me permitiu ter uma melhor gestão dos centros de custos e receitas, podendo assim controlar o fluxo de caixa.

Com toda certeza, posso afirmar que essa foi a minha melhor escolha. Sem o Data Lawyer eu não teria a eficiência e organização que posso desfrutar hoje, confio minha rotina à ele e não me arrependo disso!

Ter um software jurídico é uma ótima saída para recém-formados

Para Samara Almeida, o uso de Software Jurídico é muito eficiente em ínicio de carreira, sendo um investimento pensado a longo prazo e no crescimento que você e seu escritório podem e devem ter.

Samara dá dicas para o advogado que quer crescer e ter uma sólida carreira no Direito: conhecer mais a profissão, estudar bastante, ampliar o campo de visão e estar atento às novas tecnologias.

“As palavras de ordem que vem na minha mente agora é coragem e persistência. São dois pontos muito importantes para investir e crescer sempre mais.”

Muito mais que um sistema que promove a automação de atividades cotidianas, tornou-se um diferencial competitivo para quem quer se destacar no mercado, e essa pode ser a melhor dica que você vai ouvir hoje.

Faça como a advogada Samara Almeida, comece agora a mesmo a investir na organização e gestão do seu escritório. Teste o Data Lawyer gratuitamente e aumente as chances de ser um jovem advogado de sucesso!

(Software Jurídico)

Juntamos experiência e inovação. Somos mais do que uma plataforma de Gestão Jurídica, somos um hub de tecnologia. Acreditamos em uma advocacia orientada a dados.

0 I like it
0 I don't like it

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

sete − 5 =