Software jurídico: qual a importância da acessibilidade para daltônicos?

Software jurídico para daltônicos
Tempo de leitura: 3 Minutos

Você sabia que o daltonismo atinge 8% dos homens e 0,5% das mulheres do mundo? Os dados são do Instituto Nacional do Olho dos Estados Unidos. Mas, afinal, como esse assunto se relaciona ao tema software jurídico

Primeiramente, vamos à definição do que é ser daltônico. De forma mais abrangente, daltonismo consiste em um distúrbio de visão que afeta a percepção das cores. 

Como essas pessoas enxergam? Dentre muitas variações, existem três que são mais comuns: a protanomalia, a deuteranomalia, e a tritanomalia. Esses distúrbios causam distorções na percepção do vermelho, do verde e do azul, respectivamente. 

O desafio da acessibilidade no dia a dia 

Como essa deficiência afeta o dia a dia de uma pessoa? Desde atravessar um semáforo ou simplesmente admirar uma paisagem são tarefas que se tornam difíceis. 

Agora, imagine na rotina de um advogado que precisa lidar com as cores em diversos momentos em seu dia a dia. 

Por exemplo, na inclusão de etiquetas nos seus processos dentro de um software jurídico, no uso de alguns botões e até mesmo nos gráficos e relatórios que o sistema gera para o escritório de advocacia.

Software jurídico com acessibilidade é na Data Lawyer 

Pensando nessa necessidade apontada pelo nosso cliente, o Dr. Cristiano Moreno, a Data Lawyer lançou uma nova funcionalidade: o modo daltônico. 

Com essa novidade, todos os clientes da Data Lawyer passaram a contar com essa ferramenta, que irá trazer mais acessibilidade ao dia a dia do advogado.

Como está sendo a experiência na prática? 

Fomos perguntar ao Dr. Cristiano Moreno, que nos contou mais detalhes sobre a parceria com a Data Lawyer, o novo recurso para daltônicos e como o software de gestão jurídico Data Lawyer Manager está ajudando o seu escritório.

Confira a entrevista na íntegra:

Data Lawyer: Dr.Cristiano nos conte como você conheceu a Data Lawyer?

Cristiano Moreno: Eu era cliente da Aviso Urgente, parceira da Data Lawyer, e em outubro recebi uma ligação do consultor da Data Lawyer para falar sobre o software jurídico de gestão da empresa.

Data Lawyer: O que levou você a escolher o nosso software de gestão e o atendimento da empresa?

Cristiano Moreno: Já havia testado diversos softwares para gestão de processos. Todos com muitas informações e sentia dificuldade de implantar o sistema. 

Quanto conheci a Data Lawyer achei o cadastramento e a gestão das informações mais simples. Então, fiz um teste para verificar como seria a experiência com o software e gostei muito.

Data Lawyer: A respeito do daltonismo, em que momento da sua vida você identificou essa dificuldade?

Cristiano Moreno: Em 2001, quando fui renovar minha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dei algumas respostas de cores para o examinador que iam além do verde, amarelo e vermelho (risos). 

Então, por meio de um teste com figuras de Ishihara identifiquei a deficiência. De 12 figuras, apenas em duas eu conseguia ver os números corretos. No final deu tudo certo, quando percebi que era o semáforo.

Data Lawyer: Como o daltonismo afeta seu dia a dia?

Cristiano Moreno: Embora o grau de daltonismo que tenho não seja total (escala cinza), isso me impede de ver alguns tons de cores.

Com a inserção de dashboard em sistemas para facilitar as decisões vieram muitas cores para representar os resultados, por exemplo no software jurídico. Então, em alguns destes painéis eu não consigo diferenciar bem as cores, o que me impedia de interpretar o relatório de forma adequada. Isso me gerava um incômodo.

Data Lawyer: De que forma a inclusão dessa funcionalidade facilitou o seu trabalho? 

Cristiano Moreno: Tudo começou quando abri uma solicitação para o suporte da Data Lawyer para mudar a cor de um círculo, no gráfico que demonstrava o status de processos (ativo, arquivado e suspenso), informando minha dificuldade. 

Após algumas semanas, recebi o retorno com uma configuração que alterou todo layout do sistema! Achei muito legal a resposta e melhorou demais o visual para mim, com a disposição das novas cores. 

Software jurídico para daltônicosData Lawyer: Fique à vontade para deixar algum outro comentário sobre a nossa parceria.

Cristiano Moreno: A proximidade do suporte e a atenção nos pedidos de informações e ajuda, até mesmo as sugestões de melhorias são de fato um diferencial que encontrei no Data Lawyer Manager. 

Agradeço a toda equipe de suporte e de desenvolvimento, em especial a consultora Jéssica, que sempre esteve à disposição buscando as adequações que precisava na implantação.

Com volume de informações que geramos atualmente, precisamos de uma ferramenta dinâmica que seja o mais automatizada possível, sem ser rígida demais. Na verdade, o sistema precisa se adaptar ao trabalho do dia a dia e não o contrário. 

Assim, espero poder continuar contribuindo com a evolução do sistema. para que se torne cada vez mais uma excelente ferramenta para todos nós que somos advogados.

Quer conhecer essa e outras funcionalidades do nosso software jurídico?

Agende uma conversa com o nosso especialista e teste nosso sistema gratuitamente! Clique aqui para experimentar o seu teste.

(Software Jurídico)

Juntamos experiência e inovação. Somos mais do que uma plataforma de Gestão Jurídica, somos um hub de tecnologia. Acreditamos em uma advocacia orientada a dados.

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Preencha os campos obrigatórios para enviar o comentário. (marcados com *)

9 + um =