Ganhe tempo para advogar com a tecnologia jurídica + Kit grátis

tecnologia-juridica1

A tecnologia jurídica já é vista em inúmeros lugares, possui várias formas de ser feita e está sempre em constante transformação. Hoje é comum se deparar com processos eletrônicos, atendimentos por canais rápidos de comunicação, agendas eletrônicas, Inteligência artificial…

O que ninguém explica é como essa tecnologia pode ser implantada no dia a dia de um escritório de advocacia, sem linguagens complexas ou dificuldades.

A tecnologia modifica rotinas e revoluciona a forma como nos relacionamos com aplicativos, redes sociais, locomoção, entregas, comunicação… E quando usada como uma boa ferramenta, pode alcançar o inimaginável: redução de custos e economia de tempo.

Mas afinal, como utilizar a tecnologia em simples casos do cotidiano jurídico para ganhar mais tempo e se preocupar apenas com o exercício da advocacia? É o que explicamos no decorrer deste post!

Quando implantar uma tecnologia jurídica em seu escritório?

Muitos advogados ficam com a seguinte dúvida em algum momento “com tanta tecnologia, eu ainda consigo ter um escritório ligado ao futuro?”. Isso é fruto de uma estrutura ainda tradicional de alguns escritórios, e tendem a achar que a tecnologia já evoluiu tanto que não é possível mais acompanhá-la.

Em um mercado cada vez mais disruptivo, estar por dentro das tendências requer muito esforço, mas hoje viemos para descomplicar a tecnologia jurídica! E mostrar porque é a hora certa de investir nesse tipo de solução.

A equipe passa a ter uma alta performance

O segredo de qualquer time de alta performance é mantê-lo engajado e produtivo por uma causa maior.

Equipes que possuem o seu trabalho reconhecido tendem a melhorar seu desempenho no trabalho, ganham mais produtividade e geram mais resultados para o escritório.

Por mais que a gestão de pessoas seja uma das inúmeras atividades de um sócio gestor, muitos ainda não conseguem delegar atividades e acompanhar os resultados entregues.

Como a tecnologia jurídica pode ajudar? Quando há um sistema de gestão para escritórios implantado na empresa, ela atua de duas maneiras principais:

1. O gestor pode acompanhar todas as atividades realizadas, delegando tarefas aos responsáveis, acompanhando prazos, acompanhando o andamento dos processos dispostos no sistema, confirmando se estão, ou não, lidando da melhor maneira possível;

2. Em um sistema jurídico é possível acompanhar a qualidade das petições e defesas e para isso, é importante contar com um banco de julgados, basta marcar as jurisprudências a serem utilizadas ou quais são preferíveis para que a equipe siga.

Além de facilitar a visualização de atividades dentro de um escritório, essas funcionalidades ajudam o gestor a criar um ambiente de trabalho com interação, engajamento, performance e entrega de resultados.

A gestão financeira é descomplicada

A advocacia de uma maneira geral, não é a maior fã de cálculos, correto? No entanto, quando se assume uma gestão, o financeiro do seu escritório não pode ser deixado de lado.

Entendemos que alguns encargos de profissionais especializados em financeiro podem ser um custo a mais para o escritório. Por isso, a supervisão é feita pelo próprio sócio, contando com alguns conhecimentos necessários.

Com a tecnologia jurídica, a gestão financeira deixou de ser uma tarefa extremamente complicada. Isso porque através de um software jurídico, por exemplo, é possível acompanhar o fluxo de caixa do seu escritório, visualizando facilmente o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa.

Todas as receitas e despesas, por menores que sejam, precisam ser lançadas, até mesmo em atrasos. Em sistema que contém a gestão financeira completa, é possível ter o controle de forma prática e eficiente.

O atendimento aos clientes ganha mais credibilidade

Todo e qualquer empreendedor jurídico sempre possui um grande desafio, o de gerar credibilidade, conquistar e fidelizar clientes.

Manter um cliente com o faturamento recorrente é muito melhor, e mais barato para a empresa do que conquistar novos clientes.

Infelizmente, não existe uma fórmula secreta para isso, porém, há ações que podem ajudar, como: definir a jornada do cliente com um pós-venda estruturado, medir a satisfação dos clientes e não esperar que eles peçam ajuda, mas sim mostrar proatividade e entender as necessidades deles.

A tecnologia jurídica pode ser uma grande aliada quanto a melhora no atendimento e fidelização dos seus clientes. Isso acontece quando a sua empresa conta com uma ferramenta automatizada. Vamos ao exemplo?

Com tantos processos para acompanhar, como você lida com o acompanhamento, a tratativa e os prazos?

Sabemos que a maioria dos advogados, fazem isso tudo com a ajuda de portais dos tribunais, planilhas, pastas físicas… Mas isso é realmente seguro e eficiente?

Ao utilizar um software jurídico, você não perde prazos. É possível realizar o cadastro do processo e dar as tratativas necessárias, sem a necessidade de designar um colaborador específico para isso, ou que você mesmo pare suas atividades. Salvando, ao final, as informações em um sistema completo.

Essa é uma ótima oportunidade para deixar as ferramentas tradicionais de lado e investir em tecnologia, entregando, no momento correto, o que foi acordado com o cliente!

Fazer a gestão de processos se torna mais simples

Qual advogado não sonha em lidar bem com a gestão dos seus processos? Sendo necessário dar a tratativa necessária para ele, com todas as informações e sem perder prazos?

Escritórios com pequeno ou médio volume de processos controlam os andamentos através de planilhas ou ferramentas que possuem o recurso bastante limitado.

Coletar informações nos sites dos Tribunais e Diários Oficiais e depois repassá-los para uma planilha é uma atitude arriscada, com possibilidade de perdas, esquecimentos e muito tempo gasto.

Em um software jurídico com gestão processual, você conta com funcionalidades integradas diretamente aos sites dos Tribunais, facilitando a administração, o cadastro do processo, a busca e o acompanhamento em um lugar só.

A tecnologia jurídica chegou para facilitar desde as atividades mais corriqueiras, até àquelas que possuem grande importância para o negócio. Com essa nova sistemática, fazer a gestão processos se torna mais simples e unificada.

Gerenciar os compromissos pode ser feito na palma da mão

Atualmente existem várias opções para organizar os compromissos e não perder nenhuma atividade: planilhas excel, agendas no celular, on-line ou em papel…

Todas essas opções já não suprem mais as necessidades de um escritório. Afinal, com inúmeras atividades a serem realizadas, a agenda de compromissos passa a ser apenas mais uma para estar sempre de olho.

Neste sentido, o que vem crescendo nos últimos tempos é a quantidade de advogados que já estão utilizando seus softwares jurídicos para organizar suas agendas, isso porque ela pode ser integrada com os mais diversos módulos do sistema.

O módulo “agenda”, por exemplo, presente em softwares jurídicos, foi desenvolvido com foco na realidade do advogado e nas necessidades de trabalho.

Além disso, o sistema emite alertas e lembretes para que você não se esqueça de nenhum compromisso importante. Também envia notificações para todas as partes envolvidas por e-mail.

A tecnologia jurídica, portanto, chegou para ficar. Não há como resistir, ela veio para
transformar o mundo jurídico para melhor. Dê agora o primeiro passo, teste todas as funcionalidades citadas acima gratuitamente agora mesmo!

Sabemos que são inúmeras as tecnologias, tendências e inovações, por isso, criamos um Kit de jornada de conhecimento, com as tendências para o futuro da advocacia. São inúmeros materiais reunidos em lugar só para facilitar o seu aprendizado. Baixe agora mesmo!

(Software Jurídico)

Juntamos experiência e inovação. Somos mais do que uma plataforma de Gestão Jurídica, somos um hub de tecnologia. Acreditamos em uma advocacia orientada a dados.

0 I like it
0 I don't like it

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

dezesseis − três =