Tecnologia para advogados: modernize processos do escritório

Tecnologia-para-advogados

Um advogado moderno sabe que, a cada dia que passa, surgem mais ferramentas que ajudam na rotina de escritórios de advocacia. Saber usar essa tecnologia para advogados de forma estratégica pode fazer qualquer negócio se destacar da concorrência.

A criação de novas soluções para escritórios passou a exigir uma advocacia moderna, com processos mais ágeis e eficientes que os meios utilizados por escritórios tradicionais.

É importante lembrar que, dentro de seu negócio, nem tudo precisa ser automatizado, mas vale a pena usar a tecnologia para facilitar o dia a dia da sua gestão e da sua equipe.

Atualmente, existem milhares de advogados e escritórios de advocacia no país. Somente os que oferecerem boas experiências aos clientes continuarão no mercado. Para isso, você precisa procurar maneiras de inovar.

Acredite: os métodos de gestão tradicionais estão cada vez mais ultrapassados.

Existem muitas tecnologias para advogados que podem ser usadas de forma assertiva e um advogado moderno saberá aproveitar essas oportunidades.

Qual é o perfil de um advogado moderno?

Antes de revelar quais ferramentas sua empresa pode usar para atingir melhores resultados, vamos falar sobre o perfil de um advogado moderno.

Dessa forma, caso você queira se destacar profissionalmente, pode se esforçar para desenvolver as habilidades que ainda não possui.

Advogados modernos precisam ser adaptáveis, saber resolver problemas de modo prático, conciliar as demandas do escritório, usar sistemas de gestão jurídica e produtividade e muito mais.

Confira os 05 comportamentos que vão te ajudar a se tornar um advogado moderno:

Ser data driven: modernidade

Nos dias de hoje, é indispensável que um bom advogado tenha controle dos dados de produtividade do seu escritório de advocacia. Só será possível saber se o escritório está indo pelo caminho certo, se você tomar decisões a partir de dados reais.

Acompanhar as novidades

É muito importante se manter atualizado sobre as inovações no setor jurídico. Para acompanhar as inovações da sua área de atuação é válido participar de eventos, fazer parcerias com profissionais ou empresas e acompanhar todas as novidades que surgirem.

Se manter sempre atualizado

Mesmo que você domine sua área de atuação é fundamental nunca perder o interesse em estudar. Se você é do ramo jurídico, sabe que sempre existem mudanças nas legislações ou aprovação de novos projetos de lei. Uma advogado moderno precisa acompanhar essas mudanças.

Saber fazer marketing

Um advogado moderno precisa saber vender seus conhecimentos ou a credibilidade do seu escritório para criar uma boa carreira. É preciso achar formas de comunicar o valor do seu trabalho para se destacar na hora de conquistar e fidelizar clientes.

Usar ferramentas tecnológicas

O profissional moderno é reconhecido por fazer bom uso da tecnologia. Desta forma, um advogado precisa saber usar ferramentas online, utilizar bem os novos canais de comunicação e saber navegar nos sites de órgãos oficiais.

Dessa forma, deve estar sempre pronto para corrigir problemas de forma ágil e dinâmica. Agora que você já sabe quais são as melhores habilidades de um advogado moderno, identifique o que já faz parte do seu cotidiano e foque no que precisa melhorar.

Como a tecnologia para advogados te ajuda a enfrentar desafios?

As atividades rotineiras de um escritório e o grande volume de tarefas acabam desviando a atenção das necessidades de automatização de processos.

Essa falta de visão pode ser prejudicial para o futuro do seu negócio jurídico, pois o tempo que você perde organizando documentos, cumprindo burocracia e corrigindo problemas poderia ser melhor aproveitado.

Um escritório de advocacia sofre com diversas atividades que poderiam ser facilmente automatizadas, mas que acabam se prolongando pela falta de estratégia na resolução de problemas.

Confira as principais tecnologias para advogados que podem facilitar a rotina de um escritório:

Gerenciador de tarefas

Devido uma grande demanda dos escritórios, é quase impossível organizar as tarefas sem uma ferramenta. Seguir prazos, delegar tarefas e lembrar de todos os detalhes dos processos é um grande problema para gestores.

Um dos maiores desafios de um escritório é de fazer o acompanhamento dos processos do escritório, de forma rápida e fácil. Por mais que sua memória seja ótima, seria muito difícil lembrar de todos os compromissos da semana.

Para gerenciar as atividades do seu escritório, organizar seu fluxo de trabalho e manter a rotina do seu negócio organizada você pode usar o Trello. O Trello é uma ferramenta que te permite criar lista de tarefas, encaminhá-las a um responsável, estabelecer prazos e gerenciar os status das atividades.

Criamos uma quadro no Trello para você começar a sua organização agora mesmo! 

Com esse tipo de acompanhamento será fácil controlar as tarefas, os estágios de cada atividade, assim como seus prazo de execução.

E o mais interessante é que o gestor pode fazer esse controle de modo coletivo, inserindo sua equipe nas atividades. Assim, além de ter uma visão geral de todos os processos do escritório, você poderá acompanhar o desempenho dos seus colaboradores.

Armazenamento de arquivos

Dados e informações são os bens mais importantes de um bom processo. Por este motivo, todos os documentos precisam estar em um lugar seguro, acessível e organizado.

O problema é que, dependendo do volume de documentos físicos, o escritório pode ficar cheio de papel. Além de ocupar muito espaço, é evidente que escritórios não sabem organizar seus documentos.

No entanto, atualmente existem muitas ferramentas de armazenamento online e gratuitos, que podem ser usadas para fazer o gerenciamento digital dos documentos de seu escritório.

O Google Drive, por exemplo, é um serviço que permite o armazenamento e compartilhamento de arquivos. As pastas e os documentos armazenados ficam em e não no computador.

Isso permite que o usuário consiga trabalhar com os seus documentos de onde precisar, contanto que tenha acesso à internet.

Você pode usar o Google Drive para guardar petições, documentos financeiros, detalhes de processos ou qualquer outro tipo de peça jurídica. Você sempre poderá consultá-los de forma simples e prática e ainda compartilhar com a sua equipe.

Plataformas de videoconferência

Outro exemplo de tecnologia para advogados que é muito útil são os sistemas de videoconferência.

Um dos grandes problemas em escritórios tradicionais são suas reuniões desnecessárias e improdutivas com clientes, parceiros ou equipe. O tempo gasto em um encontro desses poderia ter sido economizado e investido em assuntos mais importantes.

Às vezes, utilizar aplicativos ou softwares para reuniões virtuais resolve tempo de ambas a parte de interesse e é ainda mais produtivo para seu atendimento. É possível ter reuniões produtivas online, sem precisar se preocupar com o incômodo do deslocamento.

Existem três ferramentas muito conhecidas por facilitar encontros encontros profissionais como o Zoom, o Google Hangouts e o Skype. Essas ferramentas permitem que além de fazer chamadas em vídeo, você compartilhe documentos ou escreva mensagens.

Comunicação em grupo

Em um escritório de advocacia é preciso que todos tenham noção de como os processos funcionam, para que as atividades se tornem mais colaborativas.

Para diminuir a quantidade de reuniões em grupo e manter todos os colaboradores informados das novidades da empresa ou do setor, um gestor pode usar um software de comunicação em grupo, como por exemplo, o Slack.

O Slack é uma ferramenta usada para a comunicação interna de empresas, com um chat individual ou em grupo e a possibilidade dos envios de imagens, arquivos ou links de sites.

Com ele, seu escritório pode criar um grupo com todos os membros do seu time e se comunicar com todos ao mesmo tempo, de forma assertiva.

Quais são os benefícios de usar tecnologia para advogados?

Uma das maiores vantagens de usar a tecnologia é a facilidade com que os processos podem ser realizados e medidos pelos advogados.

Já pensou ter controle dos atendimentos, prazos, atividades, colaboradores, clientes e do fluxo de caixa facilmente? Esse é o sonho de todo advogado moderno: soluções práticas para seu escritório.

Confira outros benefícios de utilizar tecnologia para advogados:

  • Otimização de tempo;
  • Integração entre setores;
  • Aumento na produtividade da equipe;
  • Segurança nos prazos e informações;
  • Acompanhamento de processos;
  • Agilidade na resolução dos problemas dos clientes.

Lembre-se, é importante que, além de tudo isso, as ferramentas te ofereçam dados para te ajudar a tomar decisões baseadas em números reais.

Software Jurídico

Existem muitos sistemas que ajudam a resolver problemas em escritórios, mas mesmo assim, os advogados acabam se perdendo na grande quantidade de soluções. Imagina quantas ferramentas você usaria para controlar todos os setores do seu negócio!

Por isso, muitas empresas estão optando por softwares jurídicos, que oferece a oportunidade de tornar a rotina do seu escritório mais produtiva.

Por ser um sistema em nuvem, te permite controlar processos de qualquer lugar, de forma rápida e segura.

Além disso, ele oferece o monitoramento de processos, agendamento de tarefas, visualização de perfis dos clientes, controle financeiro, gerenciamento de documentos e muito mais!

A crescente inovação na área do Direito tem sido muito positiva para os escritórios de advocacia. Se você é um advogado moderno, não deve deixar de experimentar essas ferramentas e sair na frente dos seus concorrentes.

(Software Jurídico)

Juntamos experiência e inovação. Somos mais do que uma plataforma de Gestão Jurídica, somos um hub de tecnologia. Acreditamos em uma advocacia orientada a dados.

0 I like it
0 I don't like it

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *