Transformação Digital nos escritórios de advocacia: dicas para se adaptar urgentemente e não ser substituído pela concorrência

blog-Dr-Caroline
Tempo de leitura: 2 Minutos

Por Dr.ª Caroline Navarro

Em dezembro de 2019, estive no Future Law Experience, evento promovido pelo Future Law, que contou com o apoio da Data Lawyer, e é um dos maiores do mercado jurídico focado em transformação digital e inovação no Direito.

O evento contou com palestrantes nacionais e internacionais, tendo como um dos principais palestrantes Richard Susskind, que é professor da Universidade de Oxford, autor de vários livros, dentre eles o “Tomorrows Lawyer” e tem como foco o estudo dos impactos da inovação e da tecnologia no Direito.

Neste artigo, quero compartilhar com você meus aprendizados participando dos workshops do evento, das palestras e do network promovido. Vamos falar sobre Transformação Digital nos escritórios de advocacia e o que podemos aguardar para este ano de 2020?

Future Law Experience: mercado tech brasileiro, Direito e tecnologia!

No Future Law Experience, dentre os vários temas abordados, os que mais chamaram a atenção do público foram: julgamentos on-line diminuição de custos dos tribunais; novas soluções para as disputas legais e a eficiência dos serviços jurídicos.

Um ponto bastante relevante e que pode fazer a diferença no dia a dia dos escritórios de advocacia é lembrar que o cliente quer resolver algo, independentemente se essa solução virá por um advogado ou não. Ou seja, a transformação digital não pode ser um empecilho para o seu modo de advogar, é preciso enxergá-la como uma grande oportunidade.

Ainda sobre os palestrantes internacionais, Joshua Walker, autor do livro “On Legal AI”, alertou sobre a importância de entendermos sobre a Inteligência Artificial aplicada ao Direito.

Nesse sentido, a mensagem passada é que os escritórios de advocacia mais tradicionais, na maioria das vezes, ainda dependem exclusivamente de uma única pessoa para conseguir atrair mais clientes, aumentar sua eficiência operacional, ajudar o escritório a se manter competitivo no mercado.

E que, com a velocidade das mudanças tecnológicas, até os escritórios que já se consideravam estabelecidos no mercado, precisam se adaptar à era digital.

É como se essa nova ordem econômica “obrigasse” os escritórios a passarem, definitivamente, por uma transformação digital, caso queiram se manter relevantes no mercado.

Então, o que podemos esperar do futuro da advocacia?

O que se discute hoje em todos os ambientes que tratam do futuro da advocacia é que estamos em um momento em que todos os escritórios e advogados sabem – ou deveriam saber – que a transformação digital é uma realidade necessária e irreversível.

Ou seja,se nada for feito, o mercado, certamente, irá pressionar para que essas mudanças ocorram. A partir daí, apenas duas escolhas serão possíveis: se adaptar urgentemente ou ser excluído ou substituído pela concorrência.

Qual é a melhor escolha?

É preciso entender que escolher se adaptar definitivamente não é a opção mais confortável, já que será necessário se reestruturar com ferramentas tecnológicas, mas que, diante das mudanças mercadológicas, é a melhor opção. Por isso, as soluções apresentadas pela Data Lawyer servem para o ponta pé inicial.

Mas, como começar? O seu escritório precisará garantir que a cultura empresarial seja adequada as novas tendências mercadológicas, sem, no entanto, que isso interfira ou anule a sua identidade.

Por isso, é extremamente importante que exista alguém capacitado para dar suporte nessa transição, garantindo uma otimização de esforços, e minimizando ao máximo os riscos e impactos negativos que essa conversão entre o “modus operandi” analógico para o digital podem causar nos escritórios e advogados.

Esses profissionais garantem o crescimento do escritório através de estratégias digitais e por meio da transformação digital. Mesmo com uma demanda crescente, esses profissionais ainda são escassos.

Busque por empresas que contam com profissionais de Customer Success, também conhecido como “Sucesso do Cliente”. São eles que vão acompanhar seu escritório em toda a jornada de transição para o digital.

Alguns insights importantes sobre a transformação digital

Alguns questionamentos corroboram a importância desse processo de transformação digital como: o escritório está disposto a passar por experimentos digitais básicos e entrar numa transformação fundamental e integrada? O escritório está disposto a realizar uma mudança para o digital tanto internamente quanto externamente? Ele está disposto a receber uma perspectiva disruptiva de alguém que tenha a credibilidade necessária e possa objetivamente desafiar o modelo tradicional com um mindset digital? O time atual de líderes possuem a capacidade necessária para absorver uma transformação digital e para manter sustentável este novo modelo?

Caso a resposta tenha sido “sim” para alguma das alternativas, chegou a hora de transformar o seu escritório! Para isso, conte com a ajuda da Data Lawyer, sistema de gestão que visa organizar e controlar o seu escritório. Saiba mais clicando aqui.

teste grátis manager

Consultora em gestão jurídica franqueada da Radar - Gestão para Advogados, especializada nas áreas de Planejamento, Estratégia e Gestão dos Serviços. Pós-graduada em Direito Processual Civil e Processual do Trabalho. Advogada Sistêmica certificada pelo Modelo de Gestão da Advocacia Sistêmica - Nível Básico, Intermediário e Avançado - em curso; Certificada em Práticas de Atendimento Humanizado: Perguntas, Bonecos e Âncoras pelo Modelo de Atendimento Humanizado da Gestão da Advocacia Sistêmica; Coach com Formação em Coaching Sistêmico com Neuro-semântica e PNL certificada pela Gestão da Advocacia Sistêmica, Neuro-Semantics International Society of Neuro-Semantics Actualizing Excellence, WCC - World Coaching Council, e Points Of You - Creative Tools for Training & Development. Consultora Sistêmica com Formação em Consultoria Sistêmica pela Gestão da Advocacia Sistêmica e certificação pela InBetween Perspectivas Sistêmicas e Conexão Sistêmica.

2 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Preencha os campos obrigatórios para enviar o comentário. (marcados com *)

3 × três =